Controlador de Temperatura - cerveja artesanal

Antes de começar, gostaria que você lesse com muita ATENÇÃO: ELETRICIDADE PODE TE MATAR!!! SE VOCÊ NÃO SOUBER COMO MEXER COM ELETRICIDADE, VOCÊ PODE ACABAR MORTO COM UM CHOQUE. ISSO ACONTECE TODOS OS DIAS NO NOSSO PAÍS, E EU NÃO ME RESPONSABILIZO POR ERROS QUE VOCÊ POSSA COMETER NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. EU NÃO SOU ENGENHEIRO ELÉTRICO OU ELETRICISTA, NEM TENHO FORMAÇÃO ALGUMA NESSA ÁREA. SOU APENAS UM CARA CURIOSO E QUE TEM MUITA SORTE, MAS, SE VOCÊ NÃO FAZ IDÉIA DE COMO MEXER COM LIGAÇÕES ELÉTRICAS, PAGUE ALGUÉM PARA FAZER O QUE PRECISA E NÃO BRINQUE COM A SUA VIDA!!!

Dito isso, vamos ao post.

O controle de temperatura da fermentação é uma daquelas variáveis que fazem realmente diferença no resultado final da sua cerveja. Não vou discutir a fermentação aqui, fica para outro post, mas basta dizer que o cuidado com as faixas de temperatura durante a fermentação produzem cervejas mais limpas (em todos os sentidos). Deixar o levedo feliz deve ser a obsessão do cervejeiro, afinal de contas é ele quem transforma o seu mosto no precioso líquido. Assim como a maioria dos cervejeiros que iniciam no hobby, eu passei muito tempo fermentando minhas levas em um "cantinho" da casa que tivesse uma temperatura mais estável, só que as variações de temperatura no nosso país são muito expressivas. Aqui em Brasília, por exemplo, nessa época do ano (junho, julho, agosto) as temperaturas variam comumente entre 12 e 30 graus em um mesmo dia. Essas variações causam problemas na sua fermentação, e podem produzir sabores indesejáveis no produto final. Não entenda mal, você vai produzir boas cervejas sim, mas, se tiver a possibilidade de controlar a temperatura da fermentação, elas serão melhores. Você vai para aquele "next level", aquele ajuste final em termos de sabor, estabilidade e claridade. Por isso, este post é dedicado à confecção de um controlador de temperatura portátil.

Então vamos lá. Vou mostrar como montar o controlador de temperatura portátil que você pode colocar em qualquer geladeira que quiser.

ATENÇÃO, AS LIGAÇÕES QUE SERÃO MOSTRADAS AQUI SÃO PARA 220 Volts

Você vai precisar de:

- 1 controlador digital de temperatura (o que eu uso é o TIC17-rgti da Full Gauge)
- 1 caixa de projeto (para colocar tudo dentro - você encontra em lojas de materiais eletrônicos)
- 2 ou 3 metros de cabo 2 x 2 (você pode usar fios comuns, só que esse é mais resistente. Aqui eu vou usar dois metros de fio 2 x 2.5 que eu já tinha de uma sobra - mas acho ele muito grosso)
- 1 metro de fio 1,5 ou 2 (sendo metade de cada cor (vou trabalhar com azul e preto) - na verdade você só precisa de alguns poucos pedaços desses fios flexíveis de eletricidade coloridos, só que as lojas só vendem o metro)
1 tomada macho (é a que vai no fio para ligar na tomada)
1 tomada fêmea de embutir (onde será ligado o plug da geladeira)
1 interruptor (você escolhe o que quiser)



Equipamentos:
-Furadeira
-Brocas para ferro
-Serra tico-tico
Opcionais:
-Ferro de solda e fio para solda (como eu já tenho isso tudo, prefiro soldar as conexões para aumentar a segurança e evitar que os fios se soltem por alguma razão)

ESCLARECIMENTO
Na verdade você não precisa nem da caixa de projeto nem do interruptor. Você pode montar o controlador com fios comuns e ligar direto na tomada. A foto abaixo mostra esse tipo de montagem a que eu estou me referindo. A foto eu peguei na internet (Figura 1), e não sei quem foi que montou, mas fica aqui o meu agradecimento a quem quer que tenha sido. Com ela eu aprendi a montar o meu primeiro controlador de temperatura (o que está no kegerator). Mas atenção, as ligações dessa foto são para 110 volts. Para fazer as ligações de 220v você deve utilizar a porta 9 ao invés da porta 8 (conforme indicação do manual do tic 17 rgti - Figura 2).

Figura 1: esquema de montagem 110v sem caixa de projeto e sem interruptor.

Figura 2: Esquema de ligação do manual do Tic17-RGTi.

A razão para utilizar uma caixa de projetos e o interruptor é simples. Com a caixa, você aumenta a segurança na manipulação e melhora a portabilidade do controlador; e com o interruptor, você tem a possibilidade de ligar e desligar a geladeira sem ter que tirar o plug da tomada. Como na maioria das casas a tomada da geladeira fica em um lugar de difícil acesso (atrás da geladeira, na parte de baixo), o interruptor facilita o trabalho todo. Quando não estiver utilizando a geladeira, é só desligar o interruptor. A desvantagem disso tudo é só o trabalho extra que dá na hora de montar. Depois de pronto fica tudo muito mais fácil.

Com todas as peças em mãos, vamos começar pelo que dá mais trabalho; fazer os cortes na caixa de projeto (isso depende se ela for de plástico ou de metal). Você terá que fazer cinco cortes na caixa: 1 para o Tic17-rgti; 1 para o interruptor (algumas já vem com o buraco do interruptor); 1 para a tomada fêmea de encaixe; 1 furo para a sonda de temperatura e 1 furo para o fio 2 x 2.

Use material de segurança, principalmente óculos, pois durante os furos e cortes, acabam voando pequenos pedaços de metal. Segurança em primeiro lugar.

Vamos começar com o corte para o controlador. Você vai precisar de uma broca para metais. Faça as marcações e inicie o trabalho fazendo furos nos cantos da sua marcação, bem como em outros lugares. Esses furos são para facilitar o corte com a serra tico-tico. Eu prefiro sempre fazer o corte um pouco menor, e depois ir ajustando o tamanho para que o encaixe fique bem feito. Cuidado, se você cortar demais, corre o risco de perder a caixa toda, por isso marque com cuidado e corte com calma.
A dica para fazer os furos é pegar um prego e um martelo e dar umas marteladas para fazer uma marcação no local onde vai furar. Não precisa furar com o prego, o objetivo é evitar que a broca deslize na hora de furar.






Teste o encaixe do controlador e, se estiver tudo ok, vamos continuar com os outros cortes.

Na parte de trás da caixa, escolha o lugar para a tomada fêmea de encaixe. Novamente faça as marcações e proceda com os furos e o corte. Esse buraco é bem menor que o primeiro, por isso tenha muita atenção. É melhor que o corte fique apertado, pois essa tomada deve ficar bem firme.






Agora vamos fazer os furos para os fios. Ainda na parte de trás, você vai fazer dois furos; um para o fio 2x2 e outro para a sonda do termostato. Eles são de tamanhos diferentes. Escolha a broca mais adequada e faça os furos (esses são fáceis).



O último furo (ou corte) é para o interruptor, que deve ficar na parte da frente da caixa, ao lado do controlador. Eu escolhi o interruptor do tipo "chave caça", mas você escolhe o que achar melhor. Como a caixa que eu comprei já vem com espaço para um interruptor retangular, eu só vou precisar ajustar um pouquinho com uma broca para encaixar o meu interruptor que é redondo.


Ok, agora vamos para as ligações: Como eu não sou eletricista, costumo testar cada ligação que eu faço antes de ir para a próxima, sugiro que você faça o mesmo sempre com MUUUITO CUIDADO!!!

Vou começar as ligações com o interruptor. Passe o fio 2x2 pelo buraco e dê um nó na ponta deixando uma folga nos fios (o nó é para evitar puxões que possam criar problemas). Como o meu fio é mais grosso, e ele entrou bem apertado no furo, não vou dar o nó. Você decide.

PRIMEIRA FASE:
O fio azul do cabo vai para um dos conectores do interruptor (atenção aqui pois alguns interruptores tem um lado de on e off). No outro conector do interruptor, pegue um pedaço do fio azul e faça a ligação com a porta 7 do controlador de temperatura. Da porta 7, esse mesmo fio azul vai para um dos conectores da tomada embutida. Fazer o encaixe de dos fios no controlador é um trabalhinho meio chato, por isso tenha paciência e faça tudo com cuidado para que os fios fiquem bem presos.


Então, até agora você tem um fio que "entra" no interruptor e, "sai" do interruptor e vai para a porta 7. Da porta 7 ele vai para um dos conectores da tomada.



ATENÇÃO, ATÉ AGORA ESTAMOS TRABALHANDO COM APENAS UMA FASE DOS FIOS - APENAS COM O FIO AZUL.

SEGUNDA FASE:
O fio preto do cabo NÃO PASSA PELO INTERRUPTOR, ele vai direto para a porta 9 (220v) - ATENÇÃO, as portas mudam dependendo da voltagem que você tem na sua casa, por isso confira o esquema de ligação no manual (porta 9 para 220v -- porta 8 para 110v). Da porta 9 (220v), você deve fazer uma ponte para a porta 10.

Agora pegue um outro pedaço de fio preto e conecte a porta 11 do controlador com o outro conector da tomada embutida.




É isso aí, a sua ligação elétrica está pronta.

A sonda: Passe o cabo da sonda do termostato pelo furo que você fez, dê um nó (com muito cuidado) para evitar que puxões possam desconectar a sonda e ligue os fios nas portas 1 e 2 do controlador.



Agora falta colocar a tomada macho no cabo, mas acho que isso não precisa de descrição.

É nesse momento que eu aproveito para fazer algumas soldas. Coloco as soldas nos conectores do interruptor e da tomada para aumentar a fixação e evitar que os fios possam se soltar por alguma razão. Depois de tudo soldado, aproveito e passo uma fita isolante para ficar tudo bem protegido e seguro.





Agora é só fechar a caixa e ligar. Coloque o plug da geladeira na tomada de embutir e ligue a sua caixa na tomada que desejar.




Para as configurações e operação do controlador, veja o manual que vem com ele.

Dica:
Eu coloco a sonda do termostato dentro de uma garrafa com água e deixo em um cantinho da geladeira. Como a sonda está na àgua, as variações de temperatura são menores, e o termostato não é acionado só de abrir a geladeira.


Acho que é isso.

Quanto gastei?
- R$ 153,00 (Tic17 Rgti)
- R$ 18,00 (caixa, interruptor e acabamento do interruptor)
- Algumas horas de ócio criativo
- O restante dos materiais eu já tinha em casa.
** Saldo final: um controlador portátil para controlar a temperatura de fermentação da sua cerveja artesanal: NÃO TEM PREÇO.

Boa sorte para todos e muito cuidado.

Saudações cervejeiras
Rodrigo

36 comentários:

  1. Olá Rodrigo, parabéns pela habilidade e pelo post. Mas desculpe a ignorância, eu tenho duas dúvidas básicas. Pelo o que eu entendi, o controle da temperatura é feito ligando e desligando a energia da geladeira, como se eu plugasse e desplugassse o plug da geladeira na tomada em que ela está conectada, certo? Esse método não é forçado demais, podendo prejudicar o compressor?
    A outra dúvida é por onde você passa a sonda do termostato para entrar na geladeira? Noavamente parabéns e obrigado. Abs, Bernardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernardo a geladeira já tem um termostato que trabalha da mesma maneira que o controlador. UMa geladeira desliga e religa várias vezes ao dia então não a problemas em queimar o compressor.já quanto ao cabo dj sensor passa pela porta mesmo a borracha estando em bom estado irá vedar bem

      Excluir
  2. Oi Bernardo, você tem razão, o termostato liga e desliga a energia da geladeira, concordo que é um pouco forçado, mas eu não tenho conhecimento suficiente para fazer a ligação de outra maneira. Para resolver isso, acho que o ideal é procurar alguém que trabalhe com assistência técnica de geladeiras. O meu kegerator funciona assim há uns 2 anos ligado direto, e nunca tive problemas. Quanto à sonda você escolhe como quer fazer, pode furar a geladeira para passar o fio, ou, colocar pela porta mesmo. Na minha geladeira de fermentação eu fiz dessa maneira, pela porta. Como o fio não é muito grosso, a borracha de vedação da geladeira se molda a ele. Não reparei nenhuma perda significativa de temperatura por causa disso. Bom, essa é apenas a maneira como eu faço, mas você pode buscar outras alternativas.

    Abraço
    Rodigo

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo,parabéns pelo blog e pela Red Ale é fascinante, eu na verdade por acaso vi uma reportagem sobre cervejas artesanais e me interessei, assim procurando sobre o assunto, equipamento para a fabricação, matéria prima, achei alguns preços e qualidade dos equipamentos não muito convidativo, assim queria uma ajuda para a construção de um sistema de fabricação igual ao seu...claro isso si for conveniente pra vc...fiquei fascinado.. muito legal!?..

    Assim poderei começar a fabricação de uma preciosidade..

    Abs:.

    Abraços
    Leandro
    Santo André - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro, obrigado pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do equipamento. Foi tudo construído com muito carinho, e levou um tempão até ficar pronto. Por isso mesmo é que eu te sugiro começar com um equipamento mais simples. Eu escrevi um post aqui no blog de como fazer cerveja usando um cooler. É um método simples e excelente (eu ainda uso de vez em quando). Aí, depois que você dominar a fabricação, começa a pensar em um equipamento mais automatizado. Procure aqui no blog por "equipamento para iniciantes e brassagem em 3 níveis utilizando um cooler".
      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  4. Você coloca o sensor imerso na água, mas este é ligado direto no RGTi......... Isso é um pouco perigoso, não?

    Porque você não usou um poço termométrico conforme o manual do usuário?

    Asdrovaldo Pereira Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Asdrovaldo. Obrigado pela visita no blog.
      Quanto ao seu questionamento, não acho que seja perigosa essa alternativa de colocar a sonda na garrafa. Como a temperatura de operação do termostato é de 0 a 50 graus, não vi problema em fazer dessa forma (eu trabalho com temperaturas entre 2 e 18 graus). Essa é apenas uma alternativa que eu arrumei para evitar que a geladeira ligasse toda vez que a porta fosse aberta. Sei que o manual indica a utilização de um poço termométrico, mas na época em que fui montar me pareceu uma boa idéia colocar dentro da garrafa. Está funcionando assim há quase dois anos e nunca tive problemas.

      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  5. Olá Rodrigo.

    Queria parabenizá-lo por este excelente post! Não possuo (possuia) nenhuma prática na área de elétrica, mas seguindo o seu tutorial consegui instalar corretamente meu termostato e deixá-lo com uma boa estética.

    Obrigado!

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, fico feliz em poder ajudar. Eu mesmo também não tinha nenhuma prática com sistemas elétricos e tive que aprender na "marra" para poder montar meus equipamentos. Essa foi a razão inicial para fazer esse post; ajudar os amigos cervejeiros. Obrigado pelo comentário e lembre-se sempre de tomar muito cuidado quando se aventurar com eletricidade.

      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  6. Aonde vocë comprou o termostato Rodrigo?

    ResponderExcluir
  7. Oi Raphael, o controlador de temperatura TIC 17 RGTi eu comprei na Disbrel (512 sul - bloco B - Brasília)

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  8. comecei a brassar faz pouco tempo, tenho lido bastante sobre o processo, tentando me qualificar e tenho que dizer que este teu blog tá sensacional! parabéns mesmo! com certeza teus esquemas mcgiver vão me ajudar bastante, excelente didática.
    sds
    felipe

    ResponderExcluir
  9. Olá Felipe, obrigado pelos comentários. Desculpa pela demora em te responder, mas andei meio ocupado ultimamente. Espero sinceramente que o blog possa te ajudar e motivar na fabricação de cerveja artesanal.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  10. Primeiro, parabéns pelo seu Blog, Rodrigo.
    Tem muita informação útil!
    Estou querendo começar a controlar a temperatura de fermentação de minhas cervejas.
    Você instalou o controlador em uma geladeira frost free ou não frost free, ou foi em freezer mesmo? O que você indica?
    Até mais.
    Tiago

    ResponderExcluir
  11. Uma dica: usei um termostato mecânico com bulbo. A vantagem é que ele tem um atraso ( benéfico ) assim não bai armar toda hora... vale a pena. Custa uns R$ 60,00. Ficou bacana demais.

    ResponderExcluir
  12. A sugestão de um amigo especialista em controle e automacao industrial foi de usar um INVERSOR que atua sobre o compressor do refrigerador após recebimento do sinal do controlador. Assim, o sistema não trabalharia em modo ON/OFF acarretando em maior consumo de energia e menor vida util do refrigerador. Ele irá me indicar o ideal no mercado para minha aquisicao. Quem quizer o meu email para saber do futuro resultado segue. Abraço, Luciano (lucrodper@gmail.com).

    ResponderExcluir
  13. Já ia me esquecendo.

    Ótimo post, ótimas fotos, ótimas palavras.

    ResponderExcluir
  14. Lucian, obrigado pelo comentário.
    Quando tiver o seu sistema funcionando, manda notícias.

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  15. Excelente conteúdo,são técnicas úteis que ajudam muito o cervejeiro artesanal. Parabéns!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Michel. Apesar de não atualizar mais o blog com frequencia, acho que as informações que coloquei aqui ainda ajudam muitos colegas cervejeiros.
      Valeu pelo apoio.
      Abraço

      Excluir
  16. Parabéns pelo Blog, aprendi muito com vçs. abraços


    http://astralnanocervejaria.blogspot.com.br/

    http://valtershuma.wix.com/astralnanocervejaria

    ResponderExcluir
  17. Belo post. Pra quem quiser economisar mais, este também serve:

    http://www.buyincoins.com/item/15054.html

    ResponderExcluir
  18. Primeiro parabéns pelo post e pela ótima idéia de construir a engenhoca toda!
    Comprei o meu controlador e também duas extensões para ligar. Nas extensões há dois fios pretos apenas, há algum problema se eu não sei ou não tenho o fio neutro? Só conectar os fios segundo o modelo dá certo?
    Abraço e parabéns pelo ótimo blog

    ResponderExcluir
  19. Cara, antes de mais nada quero lembrar que eu não sou eletricista e não entendo porra nenhuma de elétrica, então, se estiver com dúvidas sobre como fazer a ligação, é melhor procurar um profissional especializado.
    Dito isso, eu sempre utilizei esse modelo aí e sempre deu certo. Já montei uns 4 controladores iguais a este do post. Não tem problema ficar sem o neutro. Agora, muito cuidado para não confundir os fios, já que os dois seus são pretos.

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Olá Rodrigo. Eu instalei o termostato na minha geladeira mas ela ainda responde ao seu termostato original. A geladeira tem que estar ligada no minimo ou somente na tomada?? Eu preciso deixar a temperatura entre 18 e 24 graus, tenho que programá-lo para aquecer ou resfriar.
      Desde já agradeço

      Excluir
  21. Em um ponto vc diz "O fio azul do cabo vai para um dos conectores do interruptor (atenção aqui pois alguns interruptores tem um lado de on e off)." Mas o que isso quer dizer? Devo conectar no on do interruptor certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/Acoainox/photos/a.729279617194760.1073741833.657812904341432/729279733861415/?type=3&theater
      precisa de equipamentos e partes para produzir sua cerveja?
      consulte-nos !
      www.acoainox.com

      Excluir
  22. Só quer dizer para ficar atento para não colocar o interruptor invertido, senão ele vai ligar na posição off e desligar na posição on.
    Você deve fazer a ligação a depender do seu interruptor. Faça a ligação e teste. Se estiver trocado, inverta dos fios.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tenho uma dúvida.
    Vi la no esquema que o fio azul entra em um buraco da tomada da rede elétrica e o vermelho em outro.
    Se por acaso na hora de colocar a tomada macho na tomada da parede eu colocar invertido vai dar problema?

    ResponderExcluir
  24. Rodrigo, parabéns pelo seu Blog. Ta me ajudando muito. Abraço

    ResponderExcluir
  25. Muito bom, utilizei como base pra montar o Tic 17rgti, com o gabinete de sobrepor da full gauge tb...

    Parabéns...

    ResponderExcluir
  26. https://www.facebook.com/Acoainox/photos/a.729279617194760.1073741833.657812904341432/729279733861415/?type=3&theater
    precisa de equipamentos e partes para produzir sua cerveja?
    consulte-nos !
    www.acoainox.com

    ResponderExcluir
  27. O TIC-17 consegue estabilizar a temperatura da geladeira para a maioria das faixas de fermentação? 10, 12, 14, 16, 18 graus?

    ResponderExcluir
  28. Estou tão feliz hoje porque Deus fez isso por mim depois de passar por momentos difíceis com outros emprestadores e nada funciona, eu estava prestes a perder minha fé e esperança, mas ainda tenho que me manter forte e perseguir o que estou procurando. Estou feliz hoje porque Deus me dirigiu à melhor empresa de empréstimo e não me arrependi de nada depois de entrar em contato com eles e meu desejo de coração foi concedido e me foi dada a quantia solicitada (300.000,00 USD), o dinheiro foi pago em minha conta após duas semanas de conversa com a empresa e eles não me estressaram ou me deram nenhuma dor de cabeça para conseguir este empréstimo deles, outros membros de minha família e amigos que eu dirigi a eles também conseguiram seu empréstimo, eu adoraria que você entrasse em contato com 247officedept@gmail.com / whatsapp +1-989-394-3740. . e conseguir seu empréstimo rapidamente e isto é seguro e rápido, você que tem esperança, fé e tudo o que tem apenas em nome da obtenção de um empréstimo e nada funciona, aposto que se você tentar este homem chamado Benjamin , você nunca se arrependerá de nada e seu pedido de empréstimo será aprovado e será pago diretamente em sua conta bancária, então apresse-se agora e contate a resposta rápida no WhatsApp +1-989-394-3740. peça qualquer tipo de empréstimo, e ele será concedido a você. Desejo-lhe o melhor.

    ResponderExcluir