Vídeo de fabricação da minha RED ALE

Olá para todos. Já tem um tempo que eu estou com vontade de montar um vídeo sobre a fabricação de cerveja, mas... sabe como é, a gente vai enrolando e acaba perdendo a oportunidade de filmar uma brassagem e assim... o tempo vai passando. Resolvi fazer algumas imagens da minha última brassagem para fazer esse vídeo, e acho que ficou até interessante. Na verdade não me preocupei muito em apresentar os detalhes da fabricação, e também deixei de filmar algumas partes do processo; então acho que o vídeo é mais para que se veja como a cerveja é feita e que é possível fazer algo de muitíssima qualidade em casa. Demorei um tempo até montar o vídeo pois queria que ele incluísse a sequência de fabricação do "grão" ao "copo".
Bom, sem mais delongas, aí está o vídeo. Espero que gostem.






Saudações cervejeiras.
Rodrigo Baquero


26 comentários:

  1. Cara, parabéns pelo vídeo!!!

    Ficou show de bola!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, parabéns pelo video.
    Seria bacana se você postasse a receita.
    Também estou me aventurando a fazer cerveja em casa estou com 2 levas maturando em uma geladeira controlada por um TIC 17 RGTi, peguei a ideia aqui no seu blog.
    Se der dá uma passada no meu blog.
    nectarsagrado.blogspot.com

    Sidnei

    ResponderExcluir
  3. Valeu pessoal, que bom que vocês gostaram do vídeo. Já andei dando uma passeada pelo blog de vocês e acho que estão muito bons. Parabéns. Quanto à receita da red ale, ainda estou fazendo alguns ajustes e depois eu coloco ela aqui (talvez só depois do concurso!!!)

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, essa red deu agua na boca!
    Continue firme na cerva caseira. Vou me cadastrar no seu blog.
    Meu blog de cerva e' beertech.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Cara, acabei de dar uma olhada no seu blog, e achei demais!!! Muito bom mesmo. Fiquei morrendo de inveja da sua plantação de lúpulo, ela está linda. Parabéns!!

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Fala Rodrigo! Queria saber uma coisa: quando eu vou conseguir provar uma cerveja sua?? haha Alguma nova cerveja pra sair do forno por agora? Eu e uns amigos estamos loucos para aprender o homebrewing. E lógico, queremos roubar sua sabedoria! haha Vc tem alguma dica de livros e sites para aprendermos? No estilo panela mesmo! haha
    Abração

    ResponderExcluir
  7. olá Rodrigo!
    essa sua cerveja esta mto bonita mesmo.
    fico so imaginando como deve ser gostosa.
    se vc não se importar não teria como colocar a receita dela.
    quem sabe assim conseguire ter uma ideia do sabor.
    abraço
    Eduardo
    edu.pin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo, reparei por alguns dos seus posts que você também está em Brasília. Como mais um amante de fazer cerveja em casa, queria pergunta onde você tá comprando seus ingredientes? Como obviamente você sabe, é meio difícil de conseguir aqui. Se puder me dar uma luz nesse sentido, agradeço.

    Abraço, Felipe.

    ResponderExcluir
  9. Olá Felipe. Como a maioria dos cervejeiros do Brasil, eu compro os meus ingredientes pela internet. Basicamente em duas lojas: a WE e a A TURMA. Com relação aos equipamentos, eu prefiro buscar alternativas mais baratas, é que os preços dessas lojas ainda são muito exagerados. Compro pelo ebay e pelo mercado livre. No mais, é só rodar pelas lojas de ferragens da W3 aqui em Brasília que você encontra muitas coisas interessantes.
    Sugiro que você leia o post que o colega cervejeiro Bode escreveu sobre insumos. Lá você encontra indicações de onde comprar e avaliações de qualidade do serviço. É um bela análise do mercado de insumos cervejeiros no Brasil.
    http://henrikboden.blogspot.com.br/2012/03/guia-do-consumidor-cervejeiro-i-insumos.html

    Saudações cervejeiras
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, obrigado por responder, e tão rápido.
    Estou avaliando minhas opções do que vai sair MENOS caro, considerando o frete.
    No mesmo seguimento, você sabe onde encontro baldes para usar como fermentador aqui em Brasília? Faz tempos que estou procurando e nada.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Felipe, demorei para responder pois estava procurando o contato da loja que vende os baldes. Um amigo comprou um há uns 10 dias por uns vinte e poucos reais. A loja fica no núcleo bandeirante. A loja se chama águia dourada e o endereço na internet é www.aguiadouradabsb.com.br
    Lá você encontra o endereço.
    Boa sorte na sua busca.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Rodrigo, obrigado de novo pela ajuda.
    Consegui comprar nessa loja que você indicou. Depois de quase um ano procurando esses baldes aqui no DF. Aleluia.

    Valeu e qualquer hora volto pra abusar da sua boa vontade de novo. =]

    ResponderExcluir
  13. Cara, que massa esse teu blog. Curti demais esse teu esquema. Me senti super amador. hehe. Gostei também desse seu Keggerator aí. Minha mae me deu um freezer velho horizontal de 400 litros, com a tampa torta, etc. To pensando em reformá-lo e fazer um Keggerator.
    Ps: te conheci lá no Ande comprando uns materiais outro dia.
    Abraço,
    Gregório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gregório, fico feliz que tenha curtido o blog.
      Olha só, não se impressione com o equipamento, afinal de contas não é equipamento que importa, mas o prazer que ele proporciona!! Hahaha!! Fazer cerveja é uma arte do cervejeiro, e não do equipamento. Vai fundo na sua idéia de transformar o seu freezer. Aproveita e lembra de deixar um cantinho nele dedicado para colocar os seus fermentadores.
      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  14. Suas cervejas artesanais devem ser muito boas. A pergunta é unânime! Quando vamos poder provar essas cervejas? rs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora, obrigado pelo comentário.
      Quanto a provar as cervejas, é só ficar atenta aos encontros cervejeiros aqui em Brasília. Nós temos um grupo de discussão sobre cerveja no googlegroups com o nome de AcervaCandanga. Lá você fica sabendo desses encontros e de assuntos gerais relacionados a cerveja artesanal.

      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  15. Rodrigo, meu caro, to precisando urgentemente de uns companheiros cervejeiros nessa cidade! hehe. Mas sério, venho de Goiânia e quero me inteirar do que há sobre cerveja caseira aqui, já que lá era quase nada. Tem algum encontro da Acerva programado, fica alguém lá na sede (vi no estatuto que é no Lago Norte...)? Quero me alistar o mais rapidamente possível. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá Pedro,
    A Acerva Candanga ainda está em uma fase de organização. Apesar de termos muitos cervejeiros caseiros, ainda não fechamos o sistema de associação de membros, nem a agenda de eventos. Apesar disso, o pessoal se reune às vezes para provar as cervejas uns dos outros, ou para fazer brassagens, mas ainda é algo bastante informal.
    O nosso "canal" de comunicação é um grupo de e-mail do "googlegroups". Basta encontrar o grupo "AcervaCandanga" e fazer o seu cadastro. O grupo não é restrito à ninguém, e ali nós discutimos aspectos diversos sobre o mundo da cerveja e marcamos nossos encontros. Então sugiro que faça seu cadastro, mande uma mensagem de apresentação e fique acompanhando (e participando) das discussões. Aproveite e dê uma olhada em discussões mais antigas.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde,

    Estudo Engenharia Mecânica na FAHOR, e meu grupo está querendo fazer um produto para a produção de cerveja artesanal. Gostariamos de saber se é possivel fazer uma pesquisa de mercado com vocês, e se vocês nos passem alguma informação necessária para nós tentar implantar no nosso produto.
    Fora dos estudos, eu já trabalho com projetos a 8 anos, e agora estou a 5 anos em uma empresa que fabrica produtos para laticínios, onde praticamente é tudo em inox, então eu já tenho algumas ideias sobre como fazer com o que eu já pesquisei de como é o processo, estou falando isso, pois pretendo comercializar futuramente, caso seja viável.
    Então, espero que possamos dar continuidade sobre esse assunto, pois queremos fazer um produto prático, de qualidade, e que tenha o menor preço possivel.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia meu nome e Alexyuri e trabalho na fabricação de resistências elétricas e atualmente tenho vendido uma resistência circular para panelas de cerveja artesanal e venho sempre no seu blog dar uma olhadinha e também sempre passo o link para meus clientes ver seus projetos
    Parabéns pelo seu trabalho se precisar de resistência para seu projeto darei um desconto para você testar minha resistência em seu projeto e divulgar na sua pagina se quiser entre em contato pelo Email nastech_alexyuri@live.com obrigado att Alexyuri

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela cerva e pelo video.
    Tem como me envia a receitas e as rampas de temperatura.
    Valeu!
    André alsmendes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Show de bola.. Agora é só vender no CervejaExpress.com.br adorei o blog, nota 1000.

    ResponderExcluir
  21. Estou tão feliz hoje porque Deus fez isso por mim depois de passar por momentos difíceis com outros emprestadores e nada funciona, eu estava prestes a perder minha fé e esperança, mas ainda tenho que me manter forte e perseguir o que estou procurando. Estou feliz hoje porque Deus me dirigiu à melhor empresa de empréstimo e não me arrependi de nada depois de entrar em contato com eles e meu desejo de coração foi concedido e me foi dada a quantia solicitada (300.000,00 USD), o dinheiro foi pago em minha conta após duas semanas de conversa com a empresa e eles não me estressaram ou me deram nenhuma dor de cabeça para conseguir este empréstimo deles, outros membros de minha família e amigos que eu dirigi a eles também conseguiram seu empréstimo, eu adoraria que você entrasse em contato com 247officedept@gmail.com / whatsapp +1-989-394-3740. . e conseguir seu empréstimo rapidamente e isto é seguro e rápido, você que tem esperança, fé e tudo o que tem apenas em nome da obtenção de um empréstimo e nada funciona, aposto que se você tentar este homem chamado Benjamin , você nunca se arrependerá de nada e seu pedido de empréstimo será aprovado e será pago diretamente em sua conta bancária, então apresse-se agora e contate a resposta rápida no WhatsApp +1-989-394-3740. peça qualquer tipo de empréstimo, e ele será concedido a você. Desejo-lhe o melhor.

    ResponderExcluir