Chopeira a gelo - juckey box - cerveja artesanal

Não tenho dúvidas de que um kegerator é um investimento fantástico para a sua cervejaria caseira, entretanto há um único aspecto no qual ele deixa a desejar. Me refiro à portabilidade da sua cerveja. Pois é, eu me ressinto, às vezes, de não poder levar minhas produções para churrascos e festinhas de amigos, ou até mesmo para encontros de degustação. Quem quiser tomar da minha cerveja, na prática, tem que vir até a minha casa. A alternativa lógica é começar a engarrafar, mas não é disso que se trata o post, o engarrafamento vai ficar para depois.

Quando eu comprei os equipamentos para montar o meu kegerator eu achava que iam caber quatro tanques na geladeira, por isso comprei tudo em quatro unidades. Bom, o resultado é que na geladeira só couberam 3 tanques. Fiquei com uma torneira e conexões sobrando. Pensando na portabilidade, resolvi montar uma chopeira a gelo com o material que sobrou.


Depois que você tem todas as partes, é muito fácil fazer a montagem. Levei cerca de 3 horas de trabalho para deixar a minha pronta. Então vamos lá!

Ontem, quando finalmente botei na cabeça que ia montar essa chopeira, corri no carrefour e comprei uma caixa térmica. Existem muitas alternativas à disposição para escolha, mas como eu não queria gastar muito, peguei a mais simples que encontrei, e paguei R$ 49,90 nela. É uma caixa de 32 litros com isolamento interno de isopor. Não é nada fantástico, mas vai desempenhar bem o papel. Como ela não vai ficar sendo aberta para colocar ou retirar nada de dentro, a eficiência térmica dela aumenta.




Bom, funciona assim. A cerveja sai do tanque por uma mangueira, passa por duas serpentinas imersas no gelo e sai pela torneira, para alegria de quem está na outra ponta com o copo na mão. É muito simples, e não tem segredo nenhum na construção. Talvez o maior desafio seu seja arrumar a serpentina.




Conto a história da minha. Há alguns anos, quando comecei a pensar em montar minha geladeira, resolvi que antes iria fazer a chopeira a gelo, então comprei duas barras de tubo de alumínio e perambulei incansavelmente pela cidade atrás de uma boa alma que tivesse um torno mecânico capaz de enrolar os tubos de alumínio para mim. Gastei um dia inteiro nessa procura (para vocês que não são de Brasília, saibam que arrumar esse tipo de coisa por aqui não é tarefa fácil). Acabei batendo na porta de uma pequena indústria de estruturas metálicas em Taguatinga (uma cidade vizinha), implorando para que me ajudassem. Sensibilizados com meus apelos cervejeiros, o funcionário aceitou o trabalho e a secretária da fábrica me deu uma facada, que na época custou duas vezes o preço das barras que eu tinha comprado. Saí de lá raivoso, mas feliz com minhas duas serpentinas. Bom, encurtando a história, elas serviram para uma chopeira "piloto" que foi usada umas 3 vezes até que decidi montar de vez a geladeira.
Pois é, hoje resolvi ressucitar minhas serpentinas e montar uma nova chopeira para poder levar minha cerveja para lugares que excedem minha àrea de lazer (residência definitiva do meu kegerator).


Então, com todos os equipamentos em mãos, vamos à montagem. Primeiro você deve marcar o lugar do furo.




Para esse furo você vai precisar de um daqueles acessórios de furadeira chamados de "serra copo". Ecolha o tamanho de acordo com a sua necessidade. A dica é primeiro fazer um furo simples com a furadeira para servir de guia para a serra copo. Nesse caso, é um trabalho muito fácil. Furar uma caixa térmica de plástico e isopor é moleza. Já que está com a furadeira na mão, coloque a maior broca de madeira que tiver e faça logo o furo para a entrada da mangueira (que leva a cerveja do tanque para dentro do cooler). Você escolhe onde vai colocar o furo. O meu eu fiz na parte superior (do lado oposto ao da torneira), para que ele não fique vazando à medida em que o gelo for derretendo. Veja, antes de furar, o tamanho da sua mangueira. No meu caso, tive que furar com a broca de madeira e alargar um pouco o furo com uma outra broca que eu tinha para concreto. A mangueira entrou bem apertada.





Como você está vendo, não há nada de complicado nesse projeto. Confesso que uma das coisas que deu mais trabalho foi tirar o adesivo que vinha na frente da caixa térmica. Achei que era daqueles que descolam fácil de superfícies plásticas, mas não, parece que os caras passaram uma super cola interplanetária naquele negócio. Gastei uma boa meia hora raspando com cuidado e depois passando um paninho com solvente para retirar a cola.


Agora é só montar tudo. Coloquei a torneira, e as duas serpentinas conectadas por mangueiras e apertei tudo com abraçadeiras de inox. Você pode usar as abraçadeiras comuns, elas são infinitamente mais baratas, mas com o tempo elas vão enferrujando e se acabando. Depois de tudo montado coloquei dois adesivos da minha cerveja e voilá, está pronta a sua chopeira.






Agora é só completar com gelo e servir a sua cerveja artesanal.

Saudações cervejeiras
Rodrigo

91 comentários:

  1. Dae Rodrigo!!!

    Cara, show de bola o blog parabens!!
    Meu, onde vc comprou esta torneira? To precisando de umas!!

    Vou te adicionar no meu blog la!!!

    Um abraço, boas beras

    www.charlesbrenson.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu Bruno. Obrigado!! A torneira eu importei dos E.U.A, mas essas parece que já sairam de linha. Agora você já consegue comprar aqui no Brasil pelo mercado livre. Dá uma pesquisada lá que você encontra umas bem semelhantes.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. No site www.benmax.com.br tem serpentinas a venda, só não sei se tem dessas duplas ai.

    ResponderExcluir
  4. RODRIGO ACHEI SUA IDÉIA O MAXIMO CHOU DE BOLA.
    FIQUI NA DUVIDA ESTÁ CHOPEIRA SO PODE SER ESTALADA NO BARRIL.

    ResponderExcluir
  5. Sim, essa chopeira presisa de um keg (barril) instalado nela para funcionar.

    ResponderExcluir
  6. show de bola a instrução ... :)
    .
    uma pergunta vc saberia como fazer uma eletrica, tipo utilizando o motor da geladeira e ou do ar condicionado :)
    ...........
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve usar um bebedouro de agua , eu ganhei um usado ... na parte que resfria agua vc coloca uma serpentina por dentro mas nao se esqueça de vedar os furos da torneira de agua pois vc deve fazer um fura no centro para passar serpentina de cobre para a torneita de chop
      vede bem e coloque alcool de carro ate encher depois vc coloca uma tampa para nao derrubar o alcool e so ligar

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta..... estive "meio afastado" , mas agora vou por em pratica sua sugestão.... mas to montando um esquema de inox e álcool (etanol) ..... cfme for o resultado posto aqui.

      Excluir
  7. Olá JCesar, obrigado pelo comentário, mas infelizmente minhas habilidades não chegam a tanto. Não saberia te ajudar com a sua idéia. Além do mais, como eu uso a minha com uma freqüência baixa, o gelo acaba sendo a solução mais pratica e simples para mim.

    Saudações cervejeiras.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu........ to procurando as peças e vou montar um "qse" igual ao seu.....

      Excluir
  8. Bom dia. Gostei do artigo. Tenho duvida em relação ao barril. tem que ser desse tipo ou pode ser daquele de chopp + CO2 ?? Abs

    ResponderExcluir
  9. Oi Clark, obrigado pela visita ao blog. Quanto à sua pergunta, dá pra usar o barril que você quiser, basta utilizar as conexões adequadas para o barril que você tem. Eu uso esses pois são os que eu tenho e utilizo para as minhas cervejas artesanais.
    Saudações cervejeiras
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, obrigado pela resposta. Acontece que estou começando nessa arte agora e não tenho nada ainda. Aqui na minha cidade só consigo barril de chopp comum de 10 e 30 litros.
    Eu precisaria saber o nome da conexão desse barril e tambem onde encontra-lo fora do Brasil. Vi no ML preços muito altos para torneiras, conexões e outro acessorios. Queria ver se conseguia comprar da China ou no EUA. Voce poderia conseguir os nomes deles?? Abs

    ResponderExcluir
  11. Clark, se você está começando, eu recomendo que você faça algumas cervejas e engarrafe-as antes de investir em barris e chopeiras. Os barris, torneiras e conexões costumam ser caros mesmo. É que tudo é de aço inox e a maioria vem de fora, o que deixa tudo mais caro. Os meus post-mix eu comprei pela internet em uma loja nos EUA, peguei uma promoção de equipamentos usados e comprei 4 de uma vez. Paguei frete alto e imposto alto, mas ainda assim saiu mais barato do que os que estavam sendo vendidos aqui. Dá uma olhada no site e veja se ainda compensa.
    http://www.chicompany.net/
    Mas volto a dizer, se você está começando é melhor engarrafar a sua cerveja até você pegar o jeito da coisa antes de sair comprando equipamentos caros.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Rodrigo! É que meu cunhado esta querendo uma chopeira barata tb e eu estava querendo ver se construia uma para ele e aproveitava algumas ideias..... vou me informar melhor e ver no que vai dar...
    De qqr modo,obrigado pelas respostas ! Abs

    ResponderExcluir
  13. Olá Rodrigo, parabéns pela criatividade!
    Me tire uma dúvida, é preciso instalar um tubo de CO2? É preciso deixar o barril mais alto que a caixa térmica para auxiliar na saída do chopp ou não tem nada haver?

    Att.
    Sergio Reis

    ResponderExcluir
  14. Olá Sergio. Qualquer chopeira precisa de um cilindro de co2 conectado ao barril. A pressão do co2 aplicada no interior do barril é que vai empurrar a cerveja para que ela saia na torneira. Como o processo é todo com pressão, você pode deixar o barril onde quiser; não precisa ser mais alto que a caixa térmica não.

    Espero ter ajudado
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo boa tarde parabens pela ideia e iniciativa de postar aqui.

    Me tire uma duvida voce sabe me dizer(uma ideia apenas claro ja que esta excelente chopeira é caseira) quantos litros/hora gelado ela serve?
    A duvida é por exemplo quantas pessoas voce ja serviu em uma festa com ela.
    Minha idéia e usar Post Mix de 18/19 litros e acredito que minha utulização em festas seja de 2 post mix, será que ela consegue gelar esta quantidade.

    Desde ja agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, a resposta para a sua pergunta envolve uma série de fatores, como por exemplo: o tamanho da sua serpentina, a velocidade de extração, a quantidade de gelo, e a temperatura da cerveja no post mix. Com essa minha chopeira eu já servi dois post-mix seguidos em um evento e não tive problema. Só tive que completar o gelo uma vez. Gastei dois sacos; um e meio para encher da primeira vez, e a outra metade para terminar o serviço.

      Excluir
  16. Rodrigo uma outra duvida, que processo voce usa para carbonatar a cerveja no post mix?
    Estou iniciando esta nova fase ate hoje so utilizamos garrafas e estamos querendo fazer este upgrade então tenho algumas duvidas quanto ao processo.
    Desculpe pela quantidade de perguntas.

    ResponderExcluir
  17. Cara, você é demais!

    A idéia é simples e ótima!

    Ficou um dúvida:

    Como puxar o chop do barril? A torneira possui um sistema de sucção? O barril é virado de cabeça para baixo em um local alto?


    Abração!

    ResponderExcluir
  18. Oi Diogo, obrigado pela visita ao blog. Quanto à sua pergunta, o chope é "empurrado" do barril, passando pela serpentina e saindo na torneira, pela diferença de pressão entre o interior do barril e a pressão atmosférica. Resumindo, você precisa de um cilindro de co2 conectado ao barril para "injetar" pressão e empurrar o líquido. É isso!!!
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  19. Ola Rodrigo, bom dia.
    O que voce acha de uma chopeira igual a essa porem com serpentina de cobre? altera o sabor da cerveja? atende a temperatura ideal de consumo? Parabens pelo trabalho, abraço, Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, não vejo problema em utilizar a serpentina de cobre. O cobre é mais caro que o alumínio, porém possui uma eficiência térmica melhor do que o alumínio. Não vai alterar o sabor da cerveja, desde que faça a limpeza adequadamente. O cobre oxida com facilidade, e se você não limpar bem a serpentina, imagino que possa sim alterar o sabor da cerveja.
      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  20. Ola Rodrigo, boa tarde.
    Finalmente trago uma ótima noticia, montei a chopeira igual a sua com o tubo de aluminio 5/16, por enquanto coloquei uma torneira de esfera comum até chegar a que comprei da CHIcompany, ainda nao testei devido a falta de tempo mas esse proximo final de semana promete, depois comento como foi, abraço e mais uma vez parabens pelo blog. Ricardo.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Ricardo, fico feliz que tenha conseguido montar a sua chopeira. Também fico muito feliz de ter podido ajudar através do blog. Faça bom proveito da sua nova criação. Ah, cuidado da primeira vez que usar para que as mangueiras estejam bem apertadas. Como eu já relatei no blog, eu cometi esse erro e acabei perdendo 20 litros de uma red ale porque uma mangueira se soltou. Acho que o gelo deve ter endurecido a mangueira e com a pressão do barril ela se soltou. Depois que eu apertei direito isso nunca mais aconteceu.

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  22. ola!! eu gostei de sua ideia mas estou penssando usar um sistema de ar por uma bomoa manual sendo que toda vez que for servir o chop sera presciso bombear para dar preçao ao liquido! eu tenho alguma chanse de que isso funcione? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  23. Olá, com certeza a pressão do ar vai empurrar a cerveja pela serpentina. Imagino que esteja falando de um barril de cerveja comercial, que já vem carbonatado, e sob intensa pressão. No início, a própria pressão interna do barril vai empurrar a cerveja, depois que a pressão se igualar (interna e externa) aí tem que usar a bomba de ar. O único inconveniente desse sistema com ar, é que o oxigênio é inimigo da cerveja. Em contato com o oxigênio ela começa a oxidar, assim, o ideal é consumir o barril todo. Tirando isso, vai funcionar bem. Existem bombas manuais próprias para extração de cerveja do barril. Aí vai um exemplo:
    http://cervejacas.lojatemporaria.com/acessorios/valvulas-extratoras/bomba-manual-para-chopeira.html

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  24. obrigado pela dica eu gostei!!! mas a minha ideia e simples de fazer eu irei criar um recipiente onde sera adicionado a cerveja. com uma entrada de ar em cima na tampa e utilizarei uma valvula retentora (bico de camara de ar) pra garantir a preçao sobre o liquido, mas em em outra ponta eu vou por a manguerinha que ira ser ligada a serpentina e ai e que vem a sua ideia, de ser servida minha cerveja bem diferente. tem algumas semelhantes a que estou pretendendo contruir, e pra exercer a preçao utilizarei uma bmba convencional!! mas desde ja agradeço a explicaçao e pode ser que por conta desse detalhe de oxidaçao a serveja nao fique boua sendo servida assim!!! no entanto ja saberei pq isso acontecera!!!! obrigado!!

    ResponderExcluir
  25. Amigo, você poderia listar o material utilizado. Vi que sua torneira tem adaptadores, você comprou tudo junto ou teve que ir atras destas peças separadas?

    ResponderExcluir
  26. Eu comprei a torneira pela internet já com todos os adaptadores.
    A lista para uma torneira seria algo do tipo:
    Faucet
    Faucet Tap Handle
    Shank - Nut End
    Beer Shank Nut Wing
    Tailpiece
    Beer Washer

    Além disso usei:
    Mangueira de 1/4 para cerveja
    Caixa térmica
    Serpentina
    Mangueira de 1/4 para gás
    Conexões para gás e cerveja

    O melhor é você escolher o site onde pretende comprar e ir montando o seu pedido de acordo com a sua necessidade.
    Os meus tanques são postmix, então as conexões tem que ser específicas para ele. Eu não sei qual é o seu equipamento, então é melhor você entrar em uma loja virtual e pesquisar o que você precisa.
    As minhas compras da torneira eu fiz na: http://www.chicompany.net/

    Espero ter ajudado.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, só posso te agradecer por essa grande ajuda amigo, valeu mesmo.

      Excluir
  27. amigo posso utilizar serpentina de aluminio nesse projeto ?

    ResponderExcluir
  28. ok amigo sou anderson de rio claro / sp, de qtos metros é essa serpentina ? é melhor comprar a de 1/2 polegada ou 1/4 que é mais fina ?

    ResponderExcluir
  29. Anderson, a minha serpentina foi feita com dois tubos de alumínio de 6 metros. A bitola do tubo depende da espessura das suas mangueiras. Não dá para dizer qual é melhor comprar. Se você comprar uma de 1/2 e as suas mangueiras forem de 1/4 aí vai ter dificuldade para encaixar.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  30. Vi em alguns foruns que a serpentina de alumínio deixa um gosto metálico no chopp, vc sentiu isso? Ou dá para trabalhar com alumínio normalmente? Já que a de inox é bem mais cara e difícil de encontrar.

    ResponderExcluir
  31. Alan, eu nunca senti gosto de metálico nas minhas cervejas. Eu sempre guardo a chopeira limpa e sanitizada, e quando vou usar, geralmente a cerveja acaba no mesmo dia.
    Se pensar bem, o alumínio é um metal que não oxida, ou seja, acho pouco provável que adicione sabor metálico na cerveja. Por isso, acredito que o gosto metálico a que você se referiu tenha sido causado por oxigenação da cerveja no momento da fabricação. Esse é um off-flavor muito comum em cervejas caseiras, mas pode ser eliminado tendo cuidado para não aerar o mosto quente e cuidado nos momentos de transferência da cerveja em contado com oxigênio.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  32. Ok, li todas as perguntas e respostas e só pra confirmar, a Serpentina enrolada tem o tamanho de 6 metros cada uma ou cada uma serpentina foi feita com 3 metros de tubo?
    E a espessura do tudo que você usou foi de 1/4. Seria isso mesmo?
    Desde já parabéns pela chopeira e um Grande Abraço,
    Erwen Souza
    erwensouza@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Ficou muito show, gostei da ideia, porém qual o tamanho de serpentina que eu devo utilizar e o comprimento?
    você conhece algum site que venda os produtos para fabricação?
    muito legal.

    ResponderExcluir
  34. Não tenho uma resposta única para você. Sugiro que leia os últimos comentários que tratam exatamente da sua questão. A minha serpentina foi feita com dois tubos de alumínio de 6 metros. A bitola do tubo depende da espessura das suas mangueiras. Não dá para dizer qual é melhor comprar. Se você comprar uma de 1/2 e as suas mangueiras forem de 1/4 aí vai ter dificuldade para encaixar. Também depende do tamanho do seu cooler. não dá para botar uma serpentina que seja maior que a altura do cooler. Por isso, você tem que fazer as suas medidas e tomar as decisões adequadas para o que você quer.
    Quanto a sites de venda de produtos para fabricação, basta colocar no google que você encontra vários. Eu costumo comprar na "WE consultoria" e na "A Turma".

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  35. Ola Rodrigo, acompanho e participei do seu blog a algum tempo, minha chopeira ficou pronta, comprei a torneira na chicompany só que comprei com a rosca do flange curta, por acaso voce tem a rosca mais longa como a sua e com o bico para conexao da mangueira interna da chopeira? obrigado e abraço.Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo,
      Infelizmente eu não tenho essa rosca. Quando eu comprei, gastei um bom tempo fazendo as medidas para não correr o risco de ficar pequeno, e comprei a quantidade exata que eu ia precisar. Acho que você vai ter que pedir de fora mesmo.
      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  36. Prezado Rodrigo,

    Também moro em Brasília, e estou montando um equipamento similar ao seu. Entretanto, estou com grande dificuldade de encontrar os o-rings pro meu post mix. Tem idéia de onde consigo encontrar aqui em BSB?
    Grato,

    Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius, acho que você não vai encontrar esse tipo de coisa nem em Brasília e dificilmente em algum lugar no Brasil. O melhor mesmo é você comprar vários de uma vez nos sites de equipamentos cervejeiros americanos. Como são itens pequenos, o frete é barato e, se o valor for inferior a U$50,00 você não paga imposto. Inclusive você já compra o kit de todos os o-rings do post-mix. É fácil achar na internet.

      Espero ter ajudado.
      Rodrigo

      Excluir
  37. Rodrigo,
    Eu já havia pensando nesta possibilidade, mas como preciso de apenas um jogo de o-rings e não tenho nada mais pra comprar o frete ia sair bem caro, e não ia compensar. Enfim, acabei encontrando os o-rings em uma lojinha dessas "tem tudo" de ferragens e materiais hidráulicos em Águas Claras, onde moro. Os dois da cabeça dos pinos são ligeiramente menores que os originais, mas acho que vai funcionar. Quando chegar meus conectores vou descobrir se vai dar certo. Valeu,

    Vinícius

    ResponderExcluir
  38. Rodrigo,
    Montei minha chopeira a gelo e seu post foi um norte bacana para que as coisas dessem certo.
    Obrigado por compartilhar!
    Em breve espero colocar um relato da produção da minha chopeira no meu canto dedicado a cerveja artesanal
    Mais uma vez obrigado.
    Abs

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde...vi seu projeto, ficou muito bom e simples, vou fazer uma pra mim. Uma dica, se vc for em uma loja que vende materiais de refrigeração vc vai encontrar uma ferramenta para fazer curvas em canos de cobre, mas vc pode usar para fazer as voltas no cano de aluminio, ferramenta não é tão cara e vc economiza na mão de obra. Vlw...!

    ResponderExcluir
  40. Fala cara!!
    Muito legal esse post!! quanto metros de seperpentina tem nessa chopeira?

    ResponderExcluir
  41. bom, já que a torneira é americana, talvez possa me ajuda, o barril de chopp dos EUA é igual aos do Brasil?
    o bico que liga mangueira no barril seria os mesmos, mesmas medias etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem vários tipos de barril, cada um com sua válvula extratora própria. O padrão americano é diferente do brasileiro. As medidas das mangueiras costumam ser as mesmas (3/8 para cerveja e 1/4 para co2), mas as válvulas são diferentes.

      Excluir
  42. Rodrigo,
    Show de ideia!

    Cara, tô querendo fazer uma chopeira caseira tbm, pensei em comprar um frigobar usado para colocar o barril dentro... Acha que ficaria bom? (não sei dizer se a temperatura seria baixa o suficiente)

    Outra coisa, queria colocar uma torre Naja... Saberia me dizer se para funcionar direitinho bastaria uma conexão com o chopp proveniente do barril gelado (ou serpentina) e outra conexão para correr Glicol gelado dentro dela?

    Obrigado.

    []s,
    Rodolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, primeiro você tem que ver direitinho se o barril vai caber no frigobar. Tem que lembrar que precisa de um espaço extra para a válvula de extração. Acho que esses frigobares comuns não vão servir não. Além disso é possível que tenha que cortar as prateleiras de plástico da porta senão ela não vai fechar. Se você tiver espaço é melhor partir para um geladeira maior.
      Bom, com relação à temperatura, o ideal é instalar um controlador de temp na geladeira e desligar o termostato dela. Assim ela vai chegar na temp que você quiser. Se colocar uma torre naja, aí teria que colocar glicol para correr, ou entao instalar uma ventuinha dentro da geladeira para circular o ar frio pela torre.
      Acho que é isso. Boa sorte com seu projeto.

      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  43. Olá Rodrigo,

    saberia informar se esta chopeira funcionaria por gravidade?

    Abraço
    Fabiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiano, funcionaria sim, mas provavelmente a vazão de cerveja será pequena e você vai perder carbonatação. Acho que no final das contas o prejuízo à cerveja é maior do que o benefício de não precisar de um cilindro de CO2. Enquanto a cerveja estiver carbonatada dentro do post-mix, a pressão vai ser boa, mas à medida em que for diminuindo a pressão, sem que seja injetado CO2, a cerveja vai parar de sair, pois a pressão interna e externa será igual. Neste momento, para funcionar por gravidade você vai ter que abrir alguma entrada de ar para que ela possa fluir pela serpentina, o que expõe a cerveja ao oxigênio. Neste momento ela começa a sair por gravidade, com fluxo menor e perde carbonatação, além de iniciar o processo de oxidação que vai arruinar a cerveja com o tempo.
      É uma questão de escolha.
      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  44. Boa noite, será que eu poderia usar esse sistema para resfriar a cerveja, só que ao invés de usar o cilindro eu deixaria o barril, que no caso seria um balde alimentício fechado, mais alto que o nivel da caixa, assim a cerveja iria apenas peal gravidade...será que dá certo? uhashuas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não entendi se você está querendo resfriar a cerveja após a fervura ou após a fermentação! Se for após a fervura, o ideal é usar a serpentina dentro da panela e circular água fria por dentro dela, ou usar um chiller de placas. Se for após a fermentação, aí eu não recomendo não, pois você vai acabar oxigenando a sua cerveja.
      Se você mantém a sua cerveja pronta em um balde alimentício, ela ainda não está carbonatada, por isso o ideal é colocar na garrafa ou usar um barril para forçar a carbonatação. Se fizer do jeito que você está dizendo, ela vai sair gelada do outro lado, mas completamente sem gás. De todo jeito, o que você descreveu funcionaria sim, desde que o balde esteja acima da do nível da caixa.
      Espero ter ajudado.
      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  45. Bom dia, Rei cervejeiro, sei que é pedir muito, mas como nosso outro amigo também não tenho muito conhecimento, mas gostaria de saber a possibilidade de você fazer uma lista de itens com medidas de bitolas de mangueiras e torneiras e etc. fico muito grato, e outra coisa se der certo minha chopeira posso colocar seu adesivo nela?

    ResponderExcluir
  46. Cara, a descrição das peças vai depender do seu equipamento. Não existe uma medida única. Por exemplo, as mangueiras tradicionais para barris de cerveja são de 3/8, por isso a bitola da serpentina tem que se adequar à mangueira que você vai usar, e a mangueira depende do tipo de barril, sacou? No meu caso os meus post-mix usam uma mangueira de 1/4, sendo assim, minha serpentina é mais fina para poder conseguir encaixar na mangueira. É isso.
    Quanto a usar o meu adesivo, não tem problema, mas acho que parte da diversão é fazer o seu próprio logotipo e colocar na chopeira que você mesmo fez.

    Abraço
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  47. será que isso serve com a carcaça de um frigobar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, desde que a carcaça fique com a porta virada para cima e dê para colocar o gelo dentro dela eu não vejo porque não funcionaria.

      Excluir
  48. Sera q posso fazer uma chopeira dessa usando um cooler e conectar direto no barril sem o cilindro de CO2?

    ResponderExcluir
  49. Poder você pode, mas só vai funcionar enquanto a pressão interna do barril for maior do que a pressão atmosférica. Ou seja, você só consegue servir um pouco da cerveja do barril.
    Se for fazer, faça direito e arrume um cilindro de co2 com o regulador de pressão.
    Abraço

    ResponderExcluir
  50. Olá queria montar uma chopeira elétrica, você saberia me informar o contato de fornecedores das peças (serpentina, resfriador, torneiras, conecotres, etc.)
    alipiomaia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  51. Infelizmente não posso te ajudar muito nesse aspecto. A única empresa que conheço e que já comprei algumas coisas com eles é a www.mixebeer.com.br Mas se tiver disposição para pesquisar pela internet você acha tudo que precisa.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, primeiramente muito obrigado por compartilhar esta excelente ideia e em segundo lugar gostaria de saber se vc sabe quais as especificações de tamanho e largura de serpentina para um cooler de 6,6 litros?. Caso vc não saiba, poderia compartilhar comigo qual o tamanho destas serpentinas q vc usou? e se vc sabe onde posso encontra-las? muito obrigado.

    ResponderExcluir
  53. Bom dia, Primeiro gostaria de dar os parabéns pelo blog, em segundo gostaria de saber o que você usou para fazer a chopeira . Quantidade, diâmetro, do tubos e os acessórios que utilizou; modelo e quantidade dos equipamento.

    Obrigado e bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ivan.
      Cara, não consigo responder as suas perguntas pois tudo depende do que você tem disponível e do que você quer.
      Eu tinha mangueiras de 1/4 de diâmetro, por isso procurei uma serpentina que desse pra encaixar nessas minhas mangueiras. Eu uso postmix e torneiras americanas, por isso comprei os encaixes, roscas, espigões... próprios para o que eu já tinha.
      Esse projeto não é uma receita pronta, fixa. É só um modelo de como montar uma chopeira caseira que funciona muito bem, mas você precisa saber o que quer e o que tem disponível. Isso também faz parte da diversão.
      Boa sorte com o seu projeto.
      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  54. Boa noite ! Gostaria de saber se funciona com cerveja e se perde o gas no final do processo ? Em vez de usar barril de chopp e Co2 , queria usar cerveja de garrafa em um recipiente mais alto q a serpentina ? Da certo ? Qual sua recomendação ??? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá certo. Vai perder o gás.
      Também não vejo vantagem em fazer isso com a cerveja. Se ela já está na garrafa é só botar pra gelar e servir; é mais fácil, econômico, e a cerveja vai manter as características originais.
      De todo jeito já vi em mercados uma "chopeira" com encaixe para boca de garrafa que faz algo parecido com o que você quer. Procure na google por "chopeira para garrafa"

      Excluir
  55. Boa tarde, Gostaria de saber se puder me ajudar com a fabricação de chopeira elétrica. Qual motor correto, entre outras coisas. Meu e-mail: bruno.denoni@gmail.com .. Obrigado

    ResponderExcluir
  56. Bruno, infelizmente não tenho experiência com esse tipo de equipamento. Sugiro consultar uma empresa que venda chopeiras elétricas para poder tirar suas dúvidas.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  57. boa tarde gostei da ideia aonde voce consegue a torneira - geraldo frasson - gera_fra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Vc com certeza conhece a Kombiipa da BodeBrown. Como adaptar seu projeto para 6 torneiras dentro de uma kombi.???? grato.

    ResponderExcluir
  59. Muito Prático e fácil...
    Kanna Chopp
    Heineken
    Montei a minha e Fabrico por Série.

    (24)3362-3003
    Angra - Rj

    ResponderExcluir
  60. Não sei se olha ainda esses comentarios, porém eu gostaria de agradecer esse post.
    Desde que comecei a fazer cerveja, pensei numa chopeira, um amigo inclusive iria me dar de presente de casamento, mas por espaço, optei por outro presente, porém, nunca deixei a ideia de fazer a minha mesmo.
    Depois que montei um kegewrator, aconteceu a mesma coisa que você, sobrou uma torneira. Coloquei em prática a chopeira e as ideias do seu site e ficou show.
    Enfim, obrigado pelas dicas!! =]

    ResponderExcluir
  61. BOA NOITE AMIGOS ESTOU USANDO UMA CHOPEIRA A GELO MAS A CERVEJA ESTA FICANDO MEIO AGUA ALGUÉM SABE PORQUE?

    ResponderExcluir
  62. Olá amigo, você usou duas barras de 6 metros de aluminio?

    ResponderExcluir
  63. Bom dia, parabéns pelo blog, fiz uma experiência com o barril da heineken mas é mais ou menos, vi um barril da china de 4l inox, mas não sei onde posso comprar, faço cervejas desde 2013, e receitas da brewdog, estão ficando boas, principalmente as ipas, mas amigo vi o site que colocou mas não achei nada, se puder enviar um link dos sites china para comprar um barril de choppe de até 5 litros agradeço, e parabéns novamente. Abraço pimentone@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma olhada e ve se é isso:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-773768438-growler-inox-mini-keg-36l-_JM

      Excluir
    2. Bom dia Sidney, obrigado pela atenção, é mais ou menos isso, quero um growler mas que possa armazenar e depois tirar como choppe, ai preciso de algo que contenha o que aparece nessa figura http://www.ebay.com/itm/64oz-Stainless-Steel-Mini-Keg-Twist-Spear-Metal-Faucet-Co2-Regulator-Hose/181821728046?_trksid=p2047675.c100009.m1982&_trkparms=aid%3D777000%26algo%3DABA.MBE%26ao%3D1%26asc%3D37184%26meid%3Dacdb487a44b1445c883d6a0be40be180%26pid%3D100009%26rk%3D1%26rkt%3D1%26mehot%3Dpp%26sd%3D141998759467
      essa torneira e o recipiente de gás também devo encontrar no Brasil, lá fora não sei se vão cobrar pela importação, acho que sim, pois quando compro alguma coisa da china vem com cobrança pelo correio e o peso faz o shipping meio caro, certo? mas vamos nos falando, qualquer coisa pode enviar para pimentone@gmail.com grande abraço.

      Excluir
  64. Boa noite, Sidney, gostaria de saber se vc vende um chopeira igual a essa, pois me agradou muito.
    linojoel75@yahoo.com
    aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  65. Parabéns pelo projeto!

    Uma dúvuda, para conectar a cerveja, vou precisar de um barril e um cilindro de cO2?

    Obrigado e abraço!

    Alan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan, no caso pode ser um barril (keg) ou um post mix. No caso o projeto acima ele já deixou com os conectores para um post mix do tipo ball lock.

      Excluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Boa noite. Será que posso usar compressor de ar ou uma bomba de ar neste utensílio para aumentar a pressão no interior do vasilhame. no http://www.ebay.com/itm/beer-keg-coupler-growler-spears-Beer-Spear-With-Tap-Faucet-with-CO2-Injector/322344302173?_trksid=p2047675.c100012.m1985&_trkparms=aid%3D777003%26algo%3DDISCL.MBE%26ao%3D1%26asc%3D38530%26meid%3Df0e4cbc0bca344f8baa21b087550d8ca%26pid%3D100012%26rk%3D2%26rkt%3D10%26sd%3D181821728046

    ResponderExcluir
  68. Qual é a melhor serpentina? Cobre ou Inox?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inox sem dúvida, cobre não pode ser usado pra líquidos de consumo, ele oxida facilmente.

      Excluir