Reinauguração do Empório SS - Cerveja Artesanal

   Neste sábado aconteceu a reinauguração do Empório SS (212 norte Bl. B), uma loja que tem uma grande variedade de excelentes cervejas importadas e nacionais e que vem investindo na promoção da cultura cervejeira aqui em Brasília. 
 
   Nessa reinauguração, o Antônio Jorge (AJ), proprietário (à esq. na foto de cima), disponibilizou para os convidados um chopp Erdinger e um chopp Quadruppell da la Trappe; e me convidou para servir uma cerveja artesanal para completar a seleção de cervejas do evento. Confesso que fiquei muito feliz com o convite e decidi colocar uma Red Ale para os convidados.

   É uma receita que eu já fiz várias vezes e dá uma cerveja muito boa mesmo. A cerveja foi produzida e guardada para o dia do evento (essa parte foi difícil. Guardar 20 litros de uma Red Ale durante cerca de um mês). Então depois de tudo combinado o evento foi marcado para o sábado na parte da manhã.

   Cheguei um pouco mais cedo e comecei a montar a minha chopeira a gelo, feliz da vida de poder mostrar a minha cerveja para pessoas que gostam e conhecem de cerveja. Mas como nada vem fácil, alguns contratempos aconteceram.
   Eu tinha lavado a chopeira e passado água por dentro da serpentina, mas deve ter ficado um pouquinho d'água lá dentro que congelou com o gelo; resultado, não saía a cerveja.
  Ok, problema simples de resolver, certo? Retirei o gelo e joguei água sobre a serpentina para derreter o gelo no interior. Problema resolvido. Liguei novamente a chopeira no tanque e a cerveja começou a fluir bem. O problema é que; antes de resolver jogar água na serpentina eu tentei aumentar a pressão (e esqueci de abaixar), e quando eu tirei o gelo e joguei água para descongelar o interior da serpentina, imagino que as diferenças de temperatura devem ter afrouxado uma das conexões (da mangueira com a serpentina). Então, depois que eu coloquei novamente o gelo e achei que estava tudo certo, uma das mangueiras se soltou e toda (tttttooooddddaaaa!!!) a Red Ale do tanque foi parar dentro do cooler junto com o gelo. Ainda bem que ninguém tirou uma foto disso. Era uma cena um pouco triste!!
   Eu já estava tranquilo, esperando para servir a minha cerveja, super orgulhoso, quando alguém me chama e fala: "Rodrigo, tá vazando cerveja do cooler". Cara, eu não acreditei no que estava vendo. Aí começou o desespero. Quando me dei conta, já tinham vazado todos os vinte litros do tanque para dentro do cooler; e as pessoas estavam começando a chegar para o evento. Fiquei muito puto e também fiquei envergonhado da bagunça que fiz dentro da loja. Porra, o cara me convida pra servir uma cerveja artesanal e eu faço uma bagunça dessas e ainda acabo com a cerveja toda antes de ser servida para os convidados? Brincadeira né?!!!
   Bom, o jeito foi compensar com outra cerveja. A sorte é que eu tinha uns 35 litros de uma Pale Ale que estava uma delícia. Saí voando para casa e fui buscar essa Pale Ale.
   Na volta já encontrei os amigos cervejeiros aguardando e prontos para ajudar. Apertamos as conexões, colocamos o gelo, diminuímos a pressão e montamos a chopeira em uma mesa do lado de fora da loja.

   No final das contas, tudo saiu melhor do que o planejado. A cerveja estava deliciosa e agradou a todos; a cultura cervejeira foi disseminada e apareceram muitos novos interessados em fazer cerveja em casa.

   A Pale Ale resistiu ao teste de comparação com muita dignidade fazendo bonito junto das duas outras cervejas servidas; e todos ficaram felizes.



   No final, ainda ganhei um super presentão do AJ pela colaboração. Imaginem só, uma garrafa de uma das cervejas que todos tem o sonho de um dia provar…. uma garrafa de DEUS!!!! Depois eu conto pra vocês as minhas impressões sobre essa cerveja.

                
   Fica aqui mais uma vez o meu agradecimento ao AJ pela disposição em abrir o seu espaço para as cervejas e cervejeiros artesanais, e ajudar na divulgação da cultura cervejeira em Brasília.



Saudações cervejeiras.
Rodrigo


15 comentários:

  1. Ótimo blog Rodrigo! Ainda em um linguajar um pouco técnico para mim, mas espero que daqui a pouco tempo fique tudo muito claro.
    Gostei mesmo do vídeo sobre a brassagem da red ale. Fiquei com uma vontade enorme de um dia conseguir fazer na minha casa também.
    Abraço
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Caraca Rodrigo, ver 20L de cerva indo pro ralo deve ser mesmo agonizante :-)
    Aconteceu comigo algo parecido a pouco tempo qdo uma garrafa de 6L tipo PET de plastico, pressurizada com um cartucho de CO2 (chama-se tap-a-draft system aqui no USA) explodiu na minha cara e toda a cerva foi perdida. O dedo sangrando e ainda tentando enterder oque tinha aconteciso, nao pensava em mais nada a nao ser na triste visao da cerva perdida :-)
    Morei em DF por alguns anos, trabalhava na Nortel Networks e ainda tenho bons amigo ai'.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nilo, é bom saber que eu não sou o único que já perdeu uma boa cerveja por conta de coisas que fogem ao nosso controle. Aqui em Brasília ainda somos poucos cervejeiros caseiros, mas a coisa está mudando. Fala prá esses seus amigos daqui começarem a fazer cerveja. Estou à disposição para ajudar no que puder.

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. passa a receita dessa Red ae pra nós!! :) Só pra eu ter uma ideia do que foi pro ralo.

    ResponderExcluir
  5. Estou tão feliz hoje porque Deus fez isso por mim depois de passar por momentos difíceis com outros emprestadores e nada funciona, eu estava prestes a perder minha fé e esperança, mas ainda tenho que me manter forte e perseguir o que estou procurando. Estou feliz hoje porque Deus me dirigiu à melhor empresa de empréstimo e não me arrependi de nada depois de entrar em contato com eles e meu desejo de coração foi concedido e me foi dada a quantia solicitada (300.000,00 USD), o dinheiro foi pago em minha conta após duas semanas de conversa com a empresa e eles não me estressaram ou me deram nenhuma dor de cabeça para conseguir este empréstimo deles, outros membros de minha família e amigos que eu dirigi a eles também conseguiram seu empréstimo, eu adoraria que você entrasse em contato com 247officedept@gmail.com / whatsapp +1-989-394-3740. . e conseguir seu empréstimo rapidamente e isto é seguro e rápido, você que tem esperança, fé e tudo o que tem apenas em nome da obtenção de um empréstimo e nada funciona, aposto que se você tentar este homem chamado Benjamin , você nunca se arrependerá de nada e seu pedido de empréstimo será aprovado e será pago diretamente em sua conta bancária, então apresse-se agora e contate a resposta rápida no WhatsApp +1-989-394-3740. peça qualquer tipo de empréstimo, e ele será concedido a você. Desejo-lhe o melhor.

    ResponderExcluir
  6. Step into the future of Instagram growth with LosFamos at the helm. Pioneering the industry since 2017, they've redefined how individuals and businesses ascend on this visual platform. From a suite of tailored services to expert guidance,LosFamos is your gateway to unlocking Instagram's boundless potential.

    ResponderExcluir
  7. Experience curated elegance and craft unforgettable memories with Mykonos Tours. Our half-day private tours offer a curated blend of sophistication and exploration. Wander through the refined beauty of the Mykonos old town on our walking tours, bask in the luxury of our Mykonos cruises, or uncover the island's essence with our island tours. Elevate your journey with the grace of Mykonos Tours.

    ResponderExcluir