Moedores de grãos; a busca da moagem ideal - cerveja artesanal

Um dos primeiros desafios que os cervejeiros iniciantes enfrentam no dia da brassagem é a moagem dos grãos. Apesar de ser uma tarefa simples (e muitas vezes cansativa), quando feita de maneira adequada pode adicionar alguns pontos de gravidade no seu mosto. Atualmente já é possível comprar o malte pilsen moido, mas lembre-se de que, após a moagem, ele deve ser utilizado o quanto antes, pois começa a absorver umidade do ambiente, podendo alterar as suas características originais. Bom, a solução é moer você mesmo o seu malte, afinal de contas o suor é parte da criação caseira.
De que forma a moagem pode influenciar na sua extração? Se o grão é moído de maneira grosseira, isso significa que você terá que gastar um tempo maior para que a conversão do amido em açucares fermentáveis ocorra; e necessitará de um sparge mais longo e cuidadoso para que você possa retirar uma quantidade razoável de açúcares dos grãos. Por outro lado, uma moagem muito fina pode produzir entupimento no seu sistema de filtragem e, pode acabar com as cascas, aumentando a chance de extração de taninos e prejudicando a formação do filtro natural que elas formam.
Resumindo: existe uma relação entre o tamanho das partículas do malte moído e a eficiência da extração dos açúcares. Partículas pequenas são mais rapidamente convertidas, entretanto, se todos os grãos forem finamente moídos, isso formaria uma espécie de “mingau” difícil de ser “lavado”. Partículas maiores, permitem uma lavagem mais fácil, porém comprometem a extração dos açúcares. Uma boa moagem possui um equilíbrio entre os tamanhos dos grãos e a preservação das cascas, pois elas são essenciais para uma filtragem e circulação do mosto. A foto é um exemplo de uma boa moagem.


Vamos aos equipamentos.
O moedor básico que você encontra em algumas lojas de ferragens ou de produtos agrícolas é do tipo manual utilizado para moer milho e outros tipos de grãos.



No momento da moagem, deve-se atentar para a regulagem dos discos. Antes de moer tudo de uma vez, verifique como os grãos estão saindo. Assim que a regulagem estiver correta, pode mandar ver na manivela, e prepare o braço, pois uma receita típica costuma levar entre 4 e 6 quilos de malte. Uma alternativa que muitos adotam, é substituir a manivela do moedor por uma furadeira. Eu cheguei a fazer isso algumas vezes, até que a minha furadeira queimou!! O atrito gerado nesse tipo de moedor é grande, e pode sobrecarregar a furadeira, gerando superaquecimento e queima. Fique de olho na temperatura da sua furadeira e em cheiro de queimado. Eu ignorei os sinais e deu no que deu. Tudo é uma questão de descobrir o que funciona para você.

Uma outra solução bastante interessante é a utilização dos moinhos de rolo. Se conseguir botar as mãos em um desses seu trabalho com a moagem praticamente desaparece. Eu comprei o meu há cerca de um ano e meio, e não sei mais o que é sofrimento com a moagem. Deu um trabalhinho para adaptar o moedor em uma estrutura de madeira, mas agora é só alegria. Esses moedores são vendidos sem a base e o recipiente de grãos. Você pode comprar esses acessórios, mas trazer isso em uma mala não é tarefa simples. É preferível você mesmo construir a sua própria base. Você encontra diversos exemplos de bases para moedor na internet. Faça a pesquisa google por imagens de "homebrewing mill hopper" que você vai encontrar um monte de fotos e dicas. Se não tiver as habilidades necessárias para construir o seu, peça para um marceneiro que ele monta isso pra você com o pé nas costas. Como eu sou mais teimoso do que hábil, encarei a tarefa de fazer eu mesmo, e aí está o resultado. O recipiente de grãos é uma garrafa de água (10 litros) que fica encaixada em um buraco na madeira, que está sobre os rolos do moinho. Bom, não tem mais o que explicar, é encaixar a furadeira (a nova), e mandar brasa!! Não faz diferença se são 4, 5, 10 quilos de malte; o serviço é feito sem o menor esforço, e com excelente qualidade.
É tão fácil que acho que vou abrir um negócio de moagem expressa. Você traz o seu malte e eu faço a moagem para você. O pagamento? Uma garrafa da sua produção, é claro!!!




Saudações cervejeiras
Rodrigo Baquero

3 comentários:

  1. E qual seria a regulagem ideal para o moedor de 2 rolos?

    ResponderExcluir
  2. Estou para comprar um moinho de cereais, gostaria de saber se tem regulagem para moer fino como os moinhos para café.

    ResponderExcluir
  3. Rui, essa é uma pergunta para o fabricante do moedor que você pretende comprar. Não tenho como te responder isso.
    Abraço

    ResponderExcluir