Detalhes do Sistema HERMS - cerveja artesanal

Aí vão algumas fotos dos detalhes do sistema HERMS.




Termômetros Analógicos: Esses termômetros são de uma empresa australiana chamada MashMaster. A escolha pelo equipamento Australiano foi em função do sistema métrico deles. Os termômetros americanos vem com escala em fahrenheit, enquanto os da "land down under" vem em graus celsius. Os termômetros são próprios para cerveja, e vem com todas as indicações de que tipo de processo ocorre naquela faixa de temperatura. Tudo fica bem didático na hora de acompanhar a brassagem.





Caixa de controle: Esse é a "central de controle" do sistema. Uma chave geral, uma chave para ligar a resistência elétrica e o controlador de temperatura, e dois botões, um para cada bomba.
O controlador de temperatura é um Tic17-rgti; velho conhecido dos cervejeiros. Ele controla a temperatura da água do HLT (hot liquor tank - tanque de água quente). É ele o responsável por ligar e desligar a resistência elétrica que aquece a água. Basta indicar a temperatura e esperar esquentar. Leva em torno de 40 min para elevar a temperatura de 20 para 70 graus. Quando vou fazer cerveja, coloco a água, programo a temperatura e vou cuidar de outras coisas. É bem prático.




A resistência é do tipo tubular de imersão, com rosca NPT de 1 polegada (recomendo um diâmetro maior), e haste de 1/4 X 350MM - 3000W - 220v - Haste e rosca em aço inox. Na verdade não precisa ser de aço-inox, pois vai aquecer apenas água.



Bombas: As bombas são da marca Little Giant 3-MD-MT-HC 1/25 HP, 500 GPH Magnetic
Drive Pump. Elas foram importadas, e são próprias para circulação de líquidos em alta temperatura. Também são utilizadas para circulação de produtos químicos. Na época, fiquei muito tempo decidindo quais bombas comprar e fiquei entre as March Pump e a Little Giant. A escolha foi em função de alguns relatos sobre o fato das march pump's serem muito barulhentas e queimarem se não se fizesse o "priming" correto delas. As little giant são bem silenciosas e podem funcionar várias horas sem líquido sem o risco de queimar. Pelo menos é o que o fabricante diz, e até hoje não tive
problema com elas.


Chiller: O resfriador de placas é um Therminator da Blichman Engineering. O negócio é simplesmente fantástico. O mosto entra na temperatura de fervura e sai do outro lado na temperatura ideal, aproximadamente 21 ou 22 graus celcius. O melhor de tudo é a economia de água que você faz. Quando eu usava a serpentina de cobre, tinha que ficar um tempão até resfriar o mosto. Agora, o resfriamento depende apenas da vazão da torneira do meu tanque de fervura. Quem puder investir em um resfriador de placas, eu
recomendo. Antes de usar eu coloco ele na minha panela de fervura, cubro com água e deixo ferver por uns 15 minutos. Depois de usar eu passo àgua limpa pelo lado que circula o mosto e deixo secar.



Engates rápidos: Os engates são de latão cromado e facilitam muito a operação do sistema. Os engates "macho" estão rosqueados nos tanques, e as "fêmeas" estão nas mangueiras, que são de silicone para altas temperaturas. Ainda preciso melhorar essas mangueiras, elas são muito moles, e sofrem o efeito da pressão gerada pela bomba.


HLT (tanque de água quente): Aí dentro você vê a serpentina de cobre por onde o mosto circula para manter a temperatura. Abaixo dá para ver a resistência elétrica.


MashTun (tanque de brassagem): Dá para ver o fundo falso (comprei pelo e-bay). O mosto é puxado por baixo do fundo falso, passa pela serpentina e retorna sobre a "cama" de grãos.

Ambos os tanques estão revestidos com um isolante térmico daqueles usados embaixo de sacos de dormir. No fundo dos tanques eu coloquei uma camada grossa de isopor. Essa combinação deixa os tanques muito eficientes do ponto de vista da manutenção térmica.


O tanque de fervura tem um "rabicho" de tubo de cobre para regular quanto do mosto vai ficar no fundo. Isso é muito útil depois de fazer o whirlpool. Grande parte da "bagaçeira" fica para trás.




Quando fui montar a estrutura de suporte do sistema todo, resolvi aproveitar pedaços de madeira que tinham sobrado de uma reforma. O problema era como colocar o fogareiro em uma estrutura de madeira. Aí está a solução. Fiz uma "plataforma" elevada com uma régua de pedreiro. Isso evita o contato direto da panela com a madeira, e o alumínio da régua dissipa bem o calor. Só tive que colocar alguma coisa para proteger o isolamento do tanque que fica ao lado. Aproveitei um pedaço de granito que sobrou de uma bancada.

Bom, qualquer sistema precisa de ajustes, mas no geral estou bastante satisfeito com as facilidades que ele trouxe para os dias de brassagem. Costumo deixar tudo pronto um dia antes, e gasto umas 4 horas na brassagem toda, sendo que tenho muito tempo livre para mexer em outras coisas.

61 comentários:

  1. Frederico Zimmermann14 de julho de 2011 às 20:19

    Cara, parabéns!! Parabéns mesmo, pois me ajudou muito nessas postagens... achei muito interessante teu equipamento.
    Conhecia o Brewhalla, mas não tinha noção de como fazer, agora clareou muito... vou me espelhar no seu equipamento para montar o meu, e se pudesse me enviar mais fotos de seus equipamentos, como montou-os e tal, até da geladeira adpatada para Post Mix e KEGS, ajudaria ainda mais.
    Meu e-mail é: frederico_2005@yahoo.com.br
    Mais uma vez, obrigado e aguardo contato.
    E boas cevas...
    Frederico Zimmermann

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Frederico; fico feliz em saber que o blog está ajudando. Afinal de contas esse é o objetivo maior.
    Com relação às fotos, as que eu tenho estão todas espalhadas pelos posts. Quando eu estava montando os equipamentos ainda não pensava em escrever o blog, então acabei não tirando fotos do processo de construção. Seria mais fácil se você me pedisse o que precisa especificamente (por exemplo: uma foto do.....).

    Um abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. cara, e esse filtro em baixo serve pra que? Só pra água mesmo ou filtra o trub?

    ResponderExcluir
  4. Esse filtro é só para água da brassagem. Uma saída vai com água filtrada e a outra vai direto para o chiller de placas. Na foto dá pra ver as torneiras amarelas perto do filtro. Isso facilita bastante, pois eu só tenho que deixar o sistema ligado na minha mangueira do jardim.

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do seu equipamento e de sua iniciativa de partilhar as dicas e detalhes da construção. Também sou um adepto do faça voce mesmo e vou utilizar bastante suas postagens. Estou querendo fazer caldeirões com keg, por isso gostaria de detalhes das conexões: você soldou luvas com rosca em aço inox para fixação dos registros, da serpentina e do termometros nos kegs? se foi isso encontrou prontas ou mandou fazer? poderia dar mais detalhes?

    Desde já agradeço,

    ResponderExcluir
  6. Spina, foi isso mesmo. Eu comprei todas as conexões em aço inox em uma loja chamada Acepil. Fiz todas as negociações pela internet mesmo. As conexões das torneiras; dos termômetros e da serpentina são de 1/2 com rosca e as soldas eu mandei fazer com um cara que trabalha com aço inox.

    ResponderExcluir
  7. Amigo! Muito interessante o seu blog. Gostaria de saber qual o sensor de temperatura/termopar que você utilizou para controlar a temperatura pelo tic17. Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Olá Trilhaebike, obrigado pelo comentário. Quanto ao sensor de temperatura, eu utilizo a própria sonda que vem junto com o controlador. Ela fica mergulhada na água e presa junto ao sensor do termômetro analógico. Simples assim.

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  9. ola, estou interesado en comprar equipamento para fabricao de cerveja 200lts e dnd pozo comprar obrigado.....george

    ResponderExcluir
  10. George, não sei te responder a essa pergunta. Sou cervejeiro caseiro, e todo o meu equipamento foi montado por mim mesmo. Faça uma busca na internet com a palavra-chave "equipamento cervejeiro" que você vai encontrar empresas especializadas em vendas de equipamentos. Boa sorte
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, Parabéns!! mas parabéns mesmo!
    Seu blog é mto bom assim como o que está relatado nele. seu sistema HERMS então nem se fala. foi o que me deu o estimulo que faltava para tentar produzir ceveja. até ja comprei algum material para montar meu sistema (com base no seu), mas infelizmente uma parte do material não consegui encontrar(pelo menos não no Brasil)e não tenho como importar, então vou adiar esse sonho de fazer minha propria cerveja.
    Mas é muito bom saber que podemos encontrar informações tão valiosas e bem elaboradas como encontrei aqui.
    Abraço e boas cevas
    Eduado R. Pin

    ResponderExcluir
  12. Olá Eduardo. Fico feliz que tenha gostado do blog e do equipamento. Quanto a adiar o seu sonho de produzir cerveja, não acho que seja o melhor a fazer. Existem diversas alternativas de equipamentos mais simples para começar a produzir. Eu levei um bom tempo com um equipamento mais simples enquanto montava o meu atual. O importante é começar e estudar bastante sobre o assunto.
    Então, mãos a obra e boas cervejas para você.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  13. Rodrigo,
    Meus parabéns pelo blog e pelo interesse em divulgar as informações.
    Estou pesquisando arduamente sobre o sistema HERMS e encontro informações apenas em fóruns americanos. Como você já projetou o seu, gostaria de tirar algumas dúvidas com você... poderia me passar seu msn? o meu é fernando.gutstein@hotmail.com

    Muito obrigado!

    Fernando Nunes

    ResponderExcluir
  14. Oi Rodrigo,

    teria como você citar o custo total do equipamento? se você não se lembrar, pelo menos uma estimativa. Outra coisa, sobre as bombas, não existem alternativas nacionais?

    Abraços e parabéns pelo blog.

    Ramon

    ResponderExcluir
  15. Olá Ramon. Olha só, atualmente não existem bombas equivalentes a essas aqui no Brasil. As bombas que são utilizadas na indústria alimentícia (leite e outros produtos) são bombas bem caras e de uma potência muito alta, o que atrapalha ou até mesmo inviabiliza a recirculação de mosto no nível caseiro. Muitos cervejeiros caseiros utilizam bombas de máquina de lavar pratos. Elas são bem baratas, mas você tem que fazer algumas adaptações nas conexões e elas não são "alimentícias". Além do mais, essas bombas são feitas para se trabalhar com temperaturas na faixa dos 60 graus. Eu nem quero saber o que pode ir parar na cerveja se você circular mosto quente por uma bomba dessas (o mosto é ácido, e alguns plásticos liberam substâncias indesejadas em altas temperaturas). Bom, a escolha é do cervejeiro.
    Quanto ao custo do equipamento, infelizmente eu não tenho o registro de tudo que gastei. Fiquei mais de um ano juntando peças antes de começar a montar o sistema, e fiz questão de não contabilizar os gastos. Quando precisava comprar alguma coisa mais cara eu passava uns meses juntando uma grana e comprava.
    Bom, de todo jeito, imagino que o gasto deva ter ficado entre 3 e 4 mil reais (apenas um chute aproximado). O que é mais caro no meu equipamento? As bombas e o chiller de placas. As bombas custaram uns 500 reais cada uma (já com frete e imposto) e o chiller custou uns duzentos e poucos dólares, comprado lá no EUA e trazido na mala. Lembrando que todas essas compras foram feitas há uns 2 anos (algumas ainda antes), portanto não saberia te falar sobre valores atuais. É só fazer uma lista de coisas que vai precisar e pesquisar na internet.
    Espero ter ajudado.

    Saudações cervejeiras
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  16. Olá Rodrigo

    Gostaria de saber de onde comprou a bomba Little Giant 3-MD-MT-HC 1/25 HP, 500 GPH Magnetic e se eles enviam para o Brasil sem problemas e como fica na entrada no país (pagou imposto?).

    Luis Fernando

    ResponderExcluir
  17. Olá Luis Fernando, a bomba eu comprei pela internet em uma loja americana (PlumberSurplus.com). As vendas internacionais dessa loja são intermediadas pela "International Checkout" que cuidou da cobrança e envio. Quando chegou aqui no Brasil eu tive sim que pagar o imposto, tirando isso o trâmite todo foi bastante tranquilo. Só fique atento agora com a alta do dólar, que pode pesar um pouco no preço desses itens. Quando eu comprei as minhas bombas eu acho que o dólar estava em torno de 1,60.
    Abraço e boa sorte
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo parabens pelo projeto ficou excelente, estou iniciando o projeto de um sistema herms tambem para produção da minha cerveja artesenal, gostaria se possível tirar algumas dúvidas com você quanto a montagem desse equipamento. Se você pudesse me enviar algumas fotos que melhor vizualizam o equipamento eu já agradeceria, uma duvida você fez o controle da temperatura via controle PID???

    Desde já agradeço
    Pedro Machado
    pandresmachado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, o controlador de temperatura que aciona a minha resistência elétrica é o tic17 rgti, e ele não possui PID. Dessa forma, ele apenas desliga e liga a resistência quando atinge a temperatura programada. Quanto a enviar fotos do equipamento, todas as que eu tenho estão aí nesse post. Se precisar de alguma específica, me diga que eu vou lá e tiro e te mando.
      Boa sorte com o seu projeto.

      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
    2. Rodrigo,

      Como tu faz a recirculação e a lavagem sem uma quarta panela??? No teu projeto tambem nao consegui visualizar como o mosto é transferido no final da brassagem para a panela de fervura??? Essas são algumas da dúvidas que estão surgindo....

      Excluir
    3. Porque precisaria de uma outra panela? A recirculacao do mosto é feíta através da serpentina que está no HLT e retorna sobre os grãos. É assim, o mosto é coletado por debaixo do fundo falso e passa pela bomba que empurra o mosto por dentro da serpentina, onde ocorre a troca de temperatura e volta sobre o mosto. Na hora da lavagem eu troco duas mangueiras; a que sai da serpentina vai para a panela de fervura e a da água quente vai para cima dos grãos. Eu tenho 40 litros de água quente, por isso não preciso de uma quarta panela. O meu HLT serve tanto para troca de temp quanto para água da lavagem.

      Excluir
  19. Rodrigo, bem bacana seu blog! Rapaz, me diz uma coisa, o sensor que vem com o TIC 17 é o que você mergulha na água pra controlar o liga desliga da resistência e assim regular a temperatura da brassagem? Fiquei intrigado, pois já tinha ouvido outros colegas cervejeiros dizerem que a sonda não deveria ser molhada. Inclusive, cheguei ao teu post pesquisando no google sobre possíveis sondas que pudessem ser mergulhadas em líquidos. E então, é tranquilo mesmo?

    Abraços e agradeço antecipadamente!

    André N.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é André, o sensor que vem com tic 17 é que está mergulhado na água. Ele fica preso em uma rolha junto do sensor do termômetro analógico. Aconteceu o seguinte; quando eu estava montando o meu sistema saí um dia e rodei atrás de uma sonda (acho que o nome correto é poço termométrico), e não encontrei. Isso era um sexta-feira, e eu queria fazer o primeiro teste do equipamento no final de semana. Aí, com o equipamento todo montado, resolvi jogar a sonda dentro d'água para ver no que dava. Como funcionou perfeitamente, acabei deixando lá mesmo, e confesso que nunca tive problemas. Isso já tem uns 2 anos e muitas brassagens. Já estou decidido: se esse sensor pifar eu coloco outro no mesmo lugar!! Bom, a minha sonda fica no tanque de água quente, mas se fosse para ficar no mosto, talvez eu já tivesse buscado outra solução (acho que com o ph mais baixo do mosto, poderia dar problema a longo prazo).
      É isso aí.
      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  20. Olá Rodrigo, parabéns pelo blog. Vc diz acima que tá querendo trocar as mangueiras de silicone, já tentou as de ordenhadeira mecânica? Tem uma loja na 716 norte, comércio voltado pro caje, lá tem mangueiras atoxica bem reforçada, uso uma de 15mm numa saída de 3/4 e aguenta bem. Aproveitando,informe aonde conseguiu esses engates rápido e esse termometro redondo aqui em Brasília.
    Abraço

    Elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elias. Obrigado pela dica!! Vou dar uma olhada nessa loja para ver essas mangueiras de ordenhadeira. As minhas de silicone são ótimas, mas às vezes, a pressão da bomba deforma o silicone e ele restringe a circulação do mosto. O ideal é uma mangueira rígida mesmo.

      Cara, eu rodei essa cidade atrás de engates rápidos para líquidos e termômetros de rosca e não achei nada. Você só encontra engates para gás, e também esses para mangueiras de jardim, mas todos eles vazam.
      Os termômetros mais parecidos com os meus são os utilizados em fornos de pizza, mas a escala de temperatura deles é muito diferente da que nós precisamos.
      Os meus engates rápidos, eu comprei pela internet em uma loja chamada homebrewstuff.com e os termômetros são próprios para cerveja. Eles possuem a indicação da conversão que ocorre em cada faixa de temperatura - dá para ver na primeira foto deste post, e são ótimos para acompanhar a brassagem. Esses termômetros foram comprados também pela internet em uma loja australiana (www.mashmaster.com).
      Na época em que comprei, eu nem paguei imposto sobre eles. Não sei se foi sorte, ou se foi o tamanho do pacote que era pequeno!! Ambas as lojas entregam direitinho e sem problemas. O único inconveniente agora é o preço do dólar.

      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  21. ola rodrigo. qual é o procedimento para comprar a bomba no site da plumbersurplus.

    ResponderExcluir
  22. Na verdade todas as informações estão lá no próprio site. Resumindo, as vendas internacionais da loja são intermediadas pela "International Checkout", que é uma empresa que cuida da cobrança e envio. Você faz as suas compras normalmente no site da plumber surplus, adiciona os itens no carrinho e quando for fechar a sua compra escolhe a opção "international Checkout". Aí é só seguir as instruções. Não esqueça que quando a mercadoria chegar aqui no Brasil você ainda vai pagar o imposto de 60% para retirar sua mercadoria. Faça as contas e veja se vale à pena. Para mim compensou porque eu comprei em uma época em que o dólar tava bem baixo. Dá uma olhada no endereço http://www.plumbersurplus.com/InternationalCheckout.aspx
    Lá eles explicam como é feita a transação internacional.

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  23. ola rodrigo.
    Tenho uma duvida, se preciso manter meu mosto a uma temperatura de 65º, preciso aquecer a agua do tanque a uma temperatura superior? ou mantenho tambem a 65º?. e a elevação da temperatura é rapido com o uso da resistencia?

    Adriano .

    ResponderExcluir
  24. Adriano, a sua pergunta tem mais de uma resposta. Por exemplo, se eu quero manter o mosto circulando constantemente, então a temperatura do tanque de água precisa ser a mesma que você deseja (no meu equipamento, ela tem que estar 2 graus acima) pois com a recirculação, as duas panelas tendem ao equilíbrio da temperatura. Agora, quando eu vou fazer várias rampas de temperatura, eu deixo a água em 80 graus e paro a recirculação em cada faixa de temperatura que eu escolher. Assim, você sobe a temperatura do mosto mais rápido, pois a troca de calor é mais eficiente. Quanto à resistência, depende da potência dela. Com a minha resistência, eu levo cerca de 1 minuto para subir 1 grau da água, e cerca de 2 ou 3 minutos para subir um grau do mosto (se estiver subindo os dois juntos - o que é menos eficiente).
    Na prática, o que eu tenho feito é manter a minha água em 75 graus, aí inicio a brassagem com o mosto em 50 por 15 minutos, depois começo a recircular até chegar em 66. Aí eu paro a recirculação e aumento a temperatura da água para 80 graus, de forma que, quando eu termino a minha conversão, eu volto a recircular o mosto para fazer o mashout. Para sair de 66 e chegar em 75 (mashout) eu demoro cerca de 15 minutos. Esse processo todo leva cerca de 2 horas. A vantagem é que o trabalho consiste apenas em programar temperaturas e acionar as bombas. Depois eu troco as mangueiras, coleto o mosto e vou para a fervura. Enquanto o mosto está fervento eu aproveito para lavar o resto do equipamento. Minhas brassagens tem durado cerca de 4:00 horas.
    Espero ter esclarecido sua dúvida.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  25. ola rodrigo.
    Voce tem algum problema com a formação de zinabre dentro da serpentina de cobre pela qual passa o mosto?

    Ricardo. sp

    ResponderExcluir
  26. Olá Ricardo,
    Eu nunca tive problema com formação de zinabre. Antes de iniciar a brassagem eu recirculo água quente pela serpentina, e depois da brassagem também recirculo água quente. Como o mosto é levemente ácido, ele acaba limpando a serpentina de cobre por dentro. Você já viu como um chiller de cobre sai limpinho da panela de fervura depois do resfriamento? Pois é, acho que o uso regular do equipamento com os cuidados de limpeza (antes e depois) evitam a formação do zinabre.

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  27. so tenho uma duvida porque 2 bombas?

    ResponderExcluir
  28. Gustavo, como o meu sistema é "single tier", ou seja, eu não utilizo a gravidade para transferir líquidos entre os recipientes, então tenho que utilizar bombas para essa transferência. No meu caso eu utilizo uma bomba para recircular o mosto dentro da serpentina, e uma segunda bomba para recircular a água da panela e fazer a transferência dessa água para a lavagem dos grãos. Sem a bomba eu teria que colocar a minha panela de água em um nível acima da panela de brassagem. Além disso, o fato de recircular a água do tanque, iguala a temperatura do tanque mais rapidamente, e aumenta a precisão nas minhas medidas de temperatura.
    Resumindo, dá para fazer com uma bomba só, mas teria que elevar a panela de água (para fazer a lavagem por gravidade), e contar apenas com a convecção para igualação da temperatura da água, o que pode demorar, dependendo do volume de água utilizado.
    Alguns cervejeiros adotam outra estratégia, como criar um quarto recipiente dedicado apenas para a troca de temperatura, ou seja, colocam a serpentina em uma panela pequena, onde o aquecimento da água é mais rápido e controlam a temperatura dessa panela. Isso resolve o problema da convecção, mas ainda assim, com uma bomba só, a panela de água tem que estar acima da panela de brassagem, a não ser que você faça a lavagem manualmente, com uma vasilha ou coisa parecida. É uma questão de escolha, de preferência. Eu montei o meu sistema para facilitar o meu trabalho, automatizando alguns processos e evitando ter que manipular panelas cheias de líquidos quentes (é que eu sou propenso à acidentes). Já planejei o meu sistema pensando em usar duas bombas, mas se tivesse planejado o sistema para uma bomba apenas, aí ele seria diferente.
    No final das contas não existe uma configuração ideal, perfeita, existe a configuração que você acha melhor; aquela que mais te agrada. É uma simples questão de escolha.

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  29. Ola Rodrigo, parabéns pelas ótimas postagens em seu blog, tem me inspirado muito, porém me ocorreu uma duvida.
    Entre o controlador e a resistencia há algum rele ou proteçao do tipo?
    Abraço e boas cervejas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi packato,
      Entre o controlador e a resistência existe uma contactora. Na primeira versão que eu montei, eu liguei o controlador direto na resistência, e ele funcionou por uns 8 meses sem problemas, até que um dia o meu controlador derreteu. Como eu não sou especialista no assunto, levei a minha caixa de controle para um eletricista e ele instalou uma contactora para resolver o problema.
      Lição: deixe quem entende do assunto fazer o que você não sabe.

      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  30. RODRIGO

    EXCELENTE IDEIA PARABENS.

    NA FOTO MEU SISTEMA HERMS. PORQUE O CHILLER ESTÁ CONECTADO COM A MANGUEIRA AO KEG. SERIA NA CONDIÇÃO DE LAVAGEM DO EQUIPAMENTO(CHILLER)?

    ResponderExcluir
  31. GOSTARIA QUE NOS COLOCA-SE OS PASSOS DE FUNCIONAMENTO OU PREPARAÇÃO DO EQUIPAMENTO.
    ATÉ MESMO PARA COMPREENDER MELHOR O SEU FUNCIONAMENTO.
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto, desculpe pela demora em te responder, é que eu estava de férias na praia.
      Bom, o chiller está conectado com a mangueira ao keg que é utilizado como panela de fervura. Quando acaba a fervura eu conecto a mangueira e abro a torneira para resfriar o mosto.
      Com relação à sua segunda pergunta, eu estou escrevendo um post para que fique mais claro o funcionamento e preparação do equipamento. Desculpe não responder aqui, mas é que acho que essa explicação merece um post.

      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção.
      Espero que saia logo esse post.
      Com as etapas e equipamentos.
      Grande abraço

      Excluir
  32. Parabéns pelo blog, excelentes dicas!!! Tenho uma dúvida quanto à instalação dos termômetros nas panelas. É só furar e aparafusar? Precisa fazer algum tipo de vedação no furo com silicone, ou algo assim? Estou quase comprando estas belezinhas, porque controlar temperatura com termômetro na mão é bem chato... Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, para os meus termômetros eu comprei uns nipples de inox e mandei um cara furar as panelas e soldar os nipples no lugar que eu havia marcado. Aí eu comprei os termômetros que já vem com rosca macho e só passei um veda-rosca e aparafusei eles na panela. No meu caso, como as panelas são de inox, dava para soldar os nippels, mas se as suas panelas forem de alumínio, aí acho que a solda não pega. Existem alguns termômetros americanos que você já compra com os adaptadores para colocar em panelas sem precisar de solda, mas a escala deles é em farenheit, por isso eu comprei os australianos que vem em celcius.
      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
    2. Rodrigo, muito obrigado pela dica. Fizemos uma brassagem este sábado e o engenheiro da turma (sempre eles) já contatou um soldador e conseguiu uns nipples de alumínio... Acho que vai dar certo. Se estragar as panelas, compramos umas de inox mesmo, que já era o plano há muito tempo. Hehehe.
      Abraços
      Leandro.

      Excluir
  33. Olá Rodrigo, parabéns pelo trabalho!
    Quais as especificações desse emborrachado em volta da panela? É qualquer emborrachado mesmo ou tem que ser específico pra esse uso?

    Abraço!
    Walter Jardim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Walter, esse emborrachado eu comprei em uma loja de artigos esportivos e é um isolante térmico para sacos-de-dormir. Curiosamente, a largura dele é exatamente o tamanho do barril. Pois é, simples assim!!!
      A única coisa que tem que ter cuidado é manter o emborrachado longe do fogo. Ele derrete muito facil, tanto que eu tenho uma placa de granito que separa minha panela de fervura da panela emborrachada e ainda assim, só com o calor, uma parte do emborrachado já derreteu um pouco.
      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas Rodrigo!

      Abraço!
      Walter Jardim

      Excluir
  34. Parabéns Rogrigo.
    Muito bom esse seu equipamento. Praticamente uma obra de arte... kkkkk

    Tenho uma dúvida, a vazão da filtragem do mosto pelos grãos dá conta da vazão da bomba?

    Forte abraço
    Emerson


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Emerson, deu trabalho mas tenho muito orgulho do meu equipamento.
      Quanto à sua pergunta, em geral a vazão da filtragem dá conta sim da vazão da bomba. Isso depende mais da minha moagem o que de outros fatores. Se a moagem for muito fina, os grãos entopem os buracos do fundo falso, o que diminui a vazão. Isso também acontece às vezes quando a quantidade de grãos é muito grande.
      Se fosse montar hoje o equipamento, talvez eu colocasse uma conexão com bitola maior do que a de 1/2 que eu uso, mas do jeito que está funciona super bem.
      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
  35. Parabéns Rodrigo, pelo seu projeto.
    Ficou muito bem montado e parece que com ele as coisas ficaram bem mais fáceis.
    Legal que vc deu dicas das peças que usou e mostrou a montagem toda.
    Também montei um sistema automático para fazer cerveja e se quiser pode ver na matéria que está na Hominilupulo em http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/panela-automatica-cerveja-caseira/
    De lá vc pode tirar uma ideia de controlador mais voltado para o cervejeiro que é o MC2438 da Metaltex. Com ele a gente programa todas as rampas da brassagem e aí a coisa fica automatica mesmo. Vc pode programar até 8 rampas.

    Um abraço.

    Alexandre


    ResponderExcluir
  36. Parabéns, o seu blog é uma fonte excelente de informações.

    Estou começando a desenvolver um sistema HERMS também, ando lendo um bocado mas surgiram umas dúvidas que com certeza serão sanadas na prática, mas nada como a experiência de alguém que já usa o sistema.

    - Qual o comprimento da serpentina no HLT?
    - A temperatura da água no HLT normalmente fica muito acima da do mosto?
    - Quanto a recirculação do mosto, você tem ideia do fluxo que normalmente você utiliza?
    - já ocorreu algum problema de entupimento na recirculação?

    Mais uma vez, parabéns.

    Abraços,

    Guilherme.

    ResponderExcluir
  37. Olá Guilherme, vou tentar responder suas perguntas de forma objetiva.
    1) minha serpentina tem 5 metros, pois era o que eu tinha disponível no momento. Quanto maior for a serpentina melhor será sua transferência de calor. Só lembrando que ela deve ficar toda submersa na água do HLT, por isso o tamanho dela é limitado pelas dimensões do seu HLT.
    2) Cada sistema vai ter o seu ponto de equilíbrio que depende de vários fatores (tamanho da resistência, tamanho da serpentina, quantidade de água no HLT, se a água é recirculada ou esquenta apenas por convecção, isolamento dos tanques...). Quando eu montei o meu sistema não fiquei preocupado com esses detalhes; eu simplesmente construí. Tentei garantir uma recirculação constante do mosto e da água, e isolei termicamente os tanques para evitar perdas de temperatura. Dito isso, a minha diferença de temperatura entre o HLT e o tanque de brassagem é de 2 graus. Assim, se quero o mosto a 68, tenho que elevar a água do HLT para 70.
    3) O fluxo eu não faço idéia, e isso vai depender da sua bomba. Na verdade eu regulo o fluxo até um ponto onde o retorno do mosto produz uma leve circulação constante na superfície (como um redemoinho, só que bem suave), o que garante uma extração super eficiente. Agora isso depende da sua receita. Por exemplo, já tive problemas de entupimento do meu fundo falso por conta de moagem muito fina ou de uso de muito trigo, o que dificultava muito a circulação do mosto, então eu tinha que ficar mexendo com a colher ao mesmo tempo em que o mosto circulava para elevar a temperatura. Uma vez na temperatura desejada eu desligava a circulação.
    Acho que isso responde sua última pergunta. Também já tive problemas por conta do fundo falso se deslocar durante a brassagem e permitir a entrada de grãos, dificultando a circulação. Esse tipo de coisa acaba acontecendo em algum momento; o importante é ficar calmo e buscar uma solução dependendo das características do seu equipamento.

    Espero ter ajudado.
    Abraço e boa sorte na construção do seu sistema.


    ResponderExcluir
  38. Ola rodrigo. Tem algum e-mail para contato? tenho um projeto de HERMS e gostaria de sua opnião; Abraço.

    ResponderExcluir
  39. Pode mandar para baquero@terra.com.br

    Abraço

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Rodrigo,

    Estou indo para os EUA e pretendo comprar um bomba lá.. tens alguma indicação de marca e modelo? Continuas achando que a Little Giant da foto acima é melhor? Recomendas alguma outra parte para compra nos exterior que possa aproveitar? Abraço, Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, eu gosto muito das minhas bombas da little giant. Elas são um pouco mais caras, mas acho que valem à pena pois, segundo o fabricante, conseguem trabalhar secas por algum tempo sem queimar. Isso é útil pois este tipo de coisa costuma acontecer justamente quando você não está olhando. As bombas march pump também são muito utilizadas por cervejeiros caseiros, mas já li por aí que elas queimam mais fácil. O problema é que, se queimar não encontramos peças de reposição por aqui.
      Pode trazer tambem os quick disconect (engates rápidos). Aqui eles são caros e difíceis de encontrar.
      No mais, pode comprar os termômetros para enroscar na panela (atenção porque os americanos são em farenheit), e o moinho de rolos.
      Se quiser já aproveita e compra também um fundo falso em inox para a sua panela.
      Bom, eu não sei o que você já tem, mas nos EUA você acha tudo que quiser para montar seu sistema.
      Abraço e boas compras.

      Excluir
  41. Sei que o post já é antigo, mas fiquei com uma dúvida sobre o sistema. Após resfriar rapidamente o mosto com o chiller de placas, não tens nenhum problema com relação a oxigenação do mosto final? Vai ter oxigênio suficiente no mosto para a levedura ou ainda tem algum outro procedimento antes de adicionar o fermento?
    Como estou começando, não sei se estou perguntando alguma bobagem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  42. Olá Rodrigo, andei lendo sobre essa bomba, e realmente será minha escolha, mas tenho uma dúvida. Li alguns relatos sobre a possibilidade de contato do seu lubrificante "Black Moly Lube" poder entrar em contato com o mosto. E que existem duas soluções para tal: Substituir o lubrificante por um que seja alimentício ou trocar uma peça de cerâmica por uma de teflon, que nesse caso não necessita de lubrificante. Você tem alguma experiência sobre esse assunto para me ajudar ? Obrigado desde já e parabéns pelo blog.

    Reinaldo Barros

    ResponderExcluir
  43. Boa noite!!! Muito esclarecedor. Depois de todo esse tempo, da publicação até hoje, não existe informações com tantos detalhes na web.

    Tenho uma dúvida: eu poderia utilizar a serpentina na panela do mosto? Assim a temperatura seria sempre a mesma do mosto na recirculacao. E outro motivo é que poderia aproveitar a panela de água quente pRa fazer a fervura.

    Assim eliminaria uma panela do sistema. Será que funciona?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  44. Olá amigo, parabéns pelo post! Sabes aonde consigo encontrar essas bombas da Little Giant? Obrigado!

    ResponderExcluir
  45. Parabens. Estou pesquisando e encontrei essa publicação ontem. Ve eh de onde. Eu sou do Sul mas tb resido no NE. Tem como falarmos pelo whaths?
    Uso um equipamento bem basico e quero melhorar. Goestei do teu projeto. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  46. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-869563942-controlador-fabricaco-cerveja-artesanal-beermax-p-2-panelas-_JM

    ResponderExcluir