Projeto Kegerator - cerveja artesanal

O sonho de qualquer cervejeiro
Deu um trabalho danado, mas foi uma das melhores coisas que eu fiz. A geladeira é uma antiga brastemp que ia para o lixo. Foi lixada, e pintada com carinho.
As torneiras eu comprei pela internet na northern brewer (quando ainda faziam entrega internacional). Os post-mix foram comprados na chicompany. Fechei um lote de quatro usados e saiu mais barato do que comprar um por aqui.
Construi uma base de madeira para sustentar os tanques e o cilindro de CO2. O buraco que você vê ao lado do balde é para encaixar o cilindro de CO2. No canto esquerdo dá para ver uma garrafinha com água com a sonda do termostato inserida nela. Assim a variação de temperatura é menor quando a geladeira é aberta. Instalei o termostato (Tic17) na parte de cima da geladeira. Para isso construi uma "cinta" de madeira que pintei com a mesma tinta da geladeira. O acabamento ficou ótimo.
O detalhe é o escocês cervejeiro.
Os tap-handles também foram fabricação própria. Mandei um marceneiro cortar e talhar a madeira com base em um modelo e montei o resto. O acabamento de cima é um puxador de gaveta bem pequeno, e o encaixe de metal que conecta o tap-handle à torneira é um separador de vidro (uma peça que se usa em mesas com tampo de vidro). Ficou profissional!!!! Dá só uma olhada.
É isso aí. Se você estava pensando se iria ou não investir em um Kegerator, não pense duas vezes. Dá trabalho construir, mas é um dos melhores investimentos para quem pretende levar o hobby de fabricação de cerveja a sério.


13 comentários:

  1. Cara, parabéns por seu kegerator. Ficou nota mil. Estava querendo um destes mas não conseguia imaginar como fazer. Brilhante sua engenharia... Quanto você gastou? Será que encontramos essas torneiras aqui no Brasil? Parece que o site que você comprou não mais faz entregas internacionais. Parabéns pelo Blogo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Paulo, realmente essa geladeira foi uma das melhores coisas que eu fiz com relação ao homebrewing.
    Infelizmente eu não fiz o controle dos gastos que eu tive. Esse kegerator levou algum tempo para ficar pronto, e fui juntando as peças aos poucos. Você pode comprar as torneiras e post-mix pela internet no site www.chicompany.net
    Eu já fiz várias compras com eles e sempre recebi tudo direitinho. Lá eles tem tudo que você precisa para montar um kegerator. Só não esqueça de incluir o imposto de 60% no seu cálculo.

    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, sou iniciante no assunto de cerveja artesanal, na verdade sou mais interessado na engenharia, gostaria de tirar umas duvidas com você:
    1) Esse equipamento é voltado mais para ajudar em uma etapa da fabricação, ou para servir a cerveja?
    2)Se for voltado para servir a cerveja ou chopp, como você faz para que essa parte inferior da geladeira consiga alcançar a temperatura ideal para servir, já que normalmente uma geladeira comum só chega até 7°, (talvez até um pouco menos, mas raramente chega a 0° e nunca abaixo disso)?

    Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá Eduardo,
    O equipamento (geladeira com torneiras) é usado para servir a cerveja já pronta.
    Com relação à temperatura da geladeira, na verdade o que limita a temperatura é o termostato da própria geladeira. No meu caso, eu desliguei o termostato original dela e instalei um controlador de temperatura (Tic17 Rgt-i) que faz o controle no lugar do termostato original. Assim, eu posso programar a temperatura que desejar. Pensando em cervejas artesanais, a temperatura ideal de serviço é de 2 ou 3 graus, por isso eu mantenho a minha geladeira nessa temperatura. Não sei se a geladeira seria capaz de chegar a 0 grau, mas não vejo porque não, mesmo porque não é uma geladeira que fica sendo aberta com frequencia, o que ajuda a manter a temperatura e minimiza o gasto de energia. O mínimo que eu mantive a minha foi em 1 grau, com variação de 0,5 para mais ou para menos, ou seja, o mínimo que ela chegou foi 0,5 grau.

    Espero ter ajudado.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Paulo!

    Sou André, do Rio Grande do Sul, faça cerveja há um tempo e agora vou montar um kegerator. Inicialmente, tenho que dizer: teu blog é EXCELENTE! Parabéns!
    Amigo, tenho umas dúvidas: estas torneiras fucionam bem? Estou pensando em colocar as modelo "italiano" (só q são bem caras). E quanto aos buracos na porta da geladeira? vi q você colocou uma chapa (acho que de madeira) entre o plastico da porta e a porca que dá a pressão na rosca. Minha pergunta: a vedação fica boa? Última: compro as coisas de que preciso na WE, em Porto Alegre. Esta empresa CHI, vc compra qualquer coisa deles? É tranquilo? Como fazer com o imposto alfandegário?
    Grande abraço, desculpas por importunar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, obrigado pelos elogios ao blog. Apesar de não atualizar o conteúdo com frequência, acho que consegui reunir informações úteis aos amigos cervejeiros.
      Bom, as minhas torneiras funcionam bem, o único problema é que não tenho aquele controle de espuma.
      Eu botei um pedaço de madeira por dentro da porta justamente para dar pressão na rosca. Sem essa madeira as torneiras ficariam moles e provavelmente iam acabar quebrando o plástico interno da porta. A vedação dessa madeira é ótima, mesmo porque o buraco que eu fiz para as torneiras não deixa folga, ou seja, não tem por onde escapar o ar frio. Se você estiver preocupado com isso, é só fazer uma vedação com silicone ao redor da madeira (eu não precisei fazer isso).
      A compra dos seus equipamentos é uma escolha pessoal. Quando eu montei minha geladeira, não existia nenhum equipamento similar sendo vendido aqui no Brasil, por isso tive que importar tudo. Hoje você já acha quase tudo que precisa por aqui. É só fazer a comparação de preço. Nunca tive problemas em comprar com a ChiCompany. Agora, tem que lembrar de incluir o valor do imposto na sua compra (60%) + o valor do frete. Eu sei que é muito, mas às vezes, mesmo com o imposto você ainda consegue bater o preço cobrado por aqui. Por exemplo, eu peguei uma promoção e comprei 4 post-mix na chicompany e paguei, na época, uns R$1.000,00 (mil reais) incluindo o frete e o imposto. Na época, um único post-mix era vendido aqui no Brasil por R$800,00. Por isso compensou fazer a compra.
      O imposto é pago em dinheiro na hora de retirar a mercadoria no correio. Você recebe um aviso dos correios (ou então acompanha pela internet a chegada da mercadoria), e vai lá e retira o seu pedido mediante o pagamento do imposto. É simples assim.
      Espero ter ajudado.
      Abraço e boa sorte com seu projeto.

      Excluir
  6. Boas Rodrigo,
    fiquei com uma dúvida... como faz para a cerveja não absorver o CO2 já que ela está gelada o tempo todo?
    Abraços

    Julio Lorenzoni
    Vitória - ES

    ResponderExcluir
  7. Saudações Rodrigo, estou pensando em fazer um Kegerator com um freezer vertical vc acha que dá certo? Conto com sua dica, um abraço.

    Paulo Feola

    ResponderExcluir
  8. Saudações Rodrigo, estou pensando em fazer um Kegerator com um freezer vertical vc acha que dá certo? Conto com sua dica, um abraço.

    Paulo Feola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza dá certo. Existem inúmeros projetos na internet. Pesquise no google por "chest freezer kegerator" e você vai encontrar tudo que precisa pra fazer o seu.
      Boa sorte.
      Abraço

      Excluir
  9. Boa noite.
    Adorei seu projeto e quero fazer uma em um futuro não distante.rs
    ontem envasei minha primeira brassagem, não fiz curso, mas li muito, assisti vídeos e peguei dicas com amigos experientes no assunto.
    Em relação ao site www.chicompany.net, vc conhece algum nacional?

    ResponderExcluir
  10. Cara, todas as lojas de insumos nacionais costumam vender equipamentos suficientes para projetos desse tipo; mas nenhum no mesmo esquema da chicompany.
    Abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  11. Qual a temperatura mínima que a cerveja atinge?, pois o frio maior está no congelador, que é isolado.

    ResponderExcluir