Sanitização de equipamentos - cerveja artesanal

Todos nós, cervejeiros, sabemos (ou deveriamos saber) da importância da sanitização dos equipamentos. Qualquer coisa que entre em contato com o mosto resfriado deve, OBRIGATORIAMENTE, estar sanitizado. Isso inclui o balde fermentador, airlock, mangueiras plásticas, colheres... Afinal de contas, ninguém gostaria de perder uma produção por conta de contaminação causada por falta de práticas adequadas de sanitização. A limpeza deve ser uma das maiores preocupações do cervejeiro. Fornecer boas condições para que o levedo se propague no mosto também cria condições boas de crescimento para outros microorganismos, especialmente leveduras “selvagens” e bactérias. Por isso a limpeza deve ser uma preocupação durante todas as etapas do processo de fabricação.

O objetivo da sanitizacao é reduzir a quantidade de bactérias, e outros contaminantes, a níveis insignificantes. Existem diversas formas de sanitizar o seu equipamento, e essa é uma decisão que cabe ao cervejeiro. Os mais comuns são:

Cloro: A utilização de cloro é um dos métodos de sanitização mais versáteis disponíveis para o cervejeiro iniciante. Quando dissolvido em água fria, ele forma uma solução cáustica que é boa em acabar com depósitos de matéria orgânica. A solução de cloro tem um poder bactericida e de limpeza excelentes, mas pode ser corrosiva para alguns tipos de metal comuns nos equipamentos cervejeiros, podendo causar escurecimento e corrosão excessiva do material.

Ácido Peracético: O ácido peracético é uma excelente alternativa para utilização no processo de sanitização. É um dos produtos utilizados na indústria alimentícia para a sanitização de hortaliças e equipamentos que trabalham com laticínios. Pode ser comprado pela internet em lojas especializadas em produtos para cervejeiros caseiros.

Calor: O calor é um dos poucos meios que o cervejeiro tem para efetivamente esterelizar alguns equipamentos. Quando microorganismos são aquecidos a temperaturas altas e por algum tempo, o calor os mata. Você pode utilizar este método para esterelizar pequenos materiais como: colheres, airlocks, vasilhas....

Lembre-se que, em maioria, os sanitizantes exigem um enxágüe após o uso, dependendo da concentração da solução preparada. Tenha sempre em mãos uma chaleira com água fervida para fazer este tipo de enxágüe.

Quando eu comecei a fazer cerveja, inicialmente optei pelo cloro, devido à facilidade em encontrar o produto. Apesar de ser eficiente, ele exige um enxágüe cuidadoso após a sua utilização, o que adiciona um trabalho extra no processo todo. Na época ainda era difícil encontrar outros produtos para sanitização, até que descobri o ácido peracético. Foram alguns anos usando o PAC 200 (velho conhecido de muitos de vocês).
Com o ácido peracético, dependendo da concentração, não é necessário o enxague; mas embora seja possível trabalhar com uma concentração baixa, a medição da quantidade do produto não é muito precisa (pelo menos para mim), e eu acabava utilizando uma concentração maior do que a necessária e tive que manter a prática de enxaguar tudo com água fervida do mesmo jeito que fazia com o cloro.
Posso dizer com orgulho que nunca tive problema com contaminação, mas também digo que a sanitização seguida de enxágüe é um processo que consome muito tempo. Bom, há algumas semanas eu fiz uma compra de alguns equipamentos na chicompany, entre eles um frasco de 1 litro de sanitizante, e hoje chegou a primeira parte da minha encomenda.


Resolvi experimentar o Star San, um sanitizante muito utilizado lá na "gringa" e que não necessita de enxague. Depois eu conto para vocês o que achei do produto, mas espero que ele facilite bastante o meu trabalho, e que continue mantendo minhas levas livres de contaminação.

Saudações cervejeiras
Rodrigo Baquero

11 comentários:

  1. Véio.. muito bons os seus posts, mas se tenho uma sugestão, é de mudar seu fundo para um mais claro, com letras escuras pois a leitura do jeito que está é bem dificil, depois de um tempo fico vendo o texto pra todo lugar que olho.

    Abraço

    Leo

    ResponderExcluir
  2. Amigo, o Star San só tem um problema.... vc nunca mais vai querer usar nada além dele. eu aprendi a fazer ceva nos estados unidos. me mudei de volta pro brasil há um ano e meio e trouxe comigo 2 garrafinhas de 8oz. ainda estou na metade de primeira. essa solução dura meses, e hoje em dia tudo que eu uso - literalmente - é um borrifador com a solução... até mesmo pra sanitizar meus fermentadores. meus lotes são de 40 litros e comprei também um vinator e esterelizo TODAS as garrafas com coisa de 1 copo cheio de star san. (que sobrou do dia da brassagem). pra tirar amostras tenho um wine thief, algumas borrifadas nele e no densímetro e amostra volta direto pro fermentador. nunca tive uma infecção. foi bom saber que tem como comprar daqui. não conhecia o chicompany, venho comprando no highgravitybrew ou ebay. meu proximo brinquedo será um chiller de 40 placas - vendedor dudadiesel do ebay. um abraço e saudadções cervejeiras!!! - RODRIGO

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo, pois é, eu também estou fazendo algo parecido com o que você faz. Tenho usado o borrifador e guardo a solução que sobra dentro de um keg para usar nas próximas brassagens. Realmente é muito bom.
    Pois é, já comprei algumas vezes com a chicompany, e nunca tive problemas. Minha última compra com eles incluia dois kegs e mais algumas coisas pequenas. Eles separaram o pedido e me mandaram as coisas pequenas (junto com o star san) antes dos kegs. Levou 10 para chegar e passou direto na alfândega sem pagar imposto. Os kegs demoraram mais.
    Boa sorte com as suas novas compras.

    Saudações cervejeiras!!!
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. estou precisando repor meu star san. Vocês tem experiencia em comprar ítens do chicompany ou do highgravitybrew sem pagar imposto na alfandega? Como o frete é caro, estava pensando em aproveitar e pedir mais algumas coisinhas (pequenas, não um keg rsrsrs). No caso do keg, passou liso tb? abs Conrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei o meu pela chicompany e não paguei imposto. O envio foi super rápido e a encomenda chegou em 10 dias na minha casa. Não sei se é a regra, mas quando o meu estiver acabando eu vou comprar novamente com a chicompany.
      Acho que a receita deixa passar as encomendas com valor inferior a U$50. Com uma compra maior, não tem jeito. É imposto na certa.

      Abraço
      Rodrigo

      Excluir
    2. Tem na Malte Shop

      http://www.malteshop.com.br/produto/starsan-76ml/15541

      Excluir
  5. Olá, hoje vou fazer minha primeira cerveja e pra garantir que a "brincadeira" funcione estou tentando fazer tudo certo, inclusive comprei o Star San, mas não estou achando informações sobre como preparar a solução. Quantos ml por litro de água? Agradeço desde ja qualquer ajuda, abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo, acho que agora minha resposta já não é mais útil pois imagino que já tenha feito sua brassagem. Espero que tenha dado tudo certo. Bom, de todo jeito, as medidas do starsan estão descritas na própria embalagem. Imagino que tenha encontrado, em todo caso é o seguinte: 15ml para 10 litros.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. Olá, Baquero, realmente é essa medida mesmo, eu estava um pouco inseguro quanto aos meus cálculos e traduções e estava querendo confirmar mesmo, muito obrigado pela confirmação. E, sim, fiz minha primeira cerveja :).
    Abraço, Machado.

    ResponderExcluir
  8. Estive vendo o star san de 8 oz na chicompany e sai a US$ 10.. mas o frete é US$ 42.00!!!!
    É isto mesmo ou vi algo errado

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, to precisando de um help. Lavei meu balde fermentador com pac200 e depois não enxaguei o balde e já adicionei o mosto e logo após a levedura. Estou fazendo uma bock e percebi que a fermentação está meio lenta através do airlock, será que a solução que sobrou no balde fermentador do pac200 matou a levedura? Ainda não medi a densidade, porém estou com um pouco de medo. Abraço

    ResponderExcluir